Ermida de Fátima em Santa Maria acolhe peregrinação mais significativa do ano

Foto: Igreja Açores /JC

Dias 12 e 13, serão quatro as celebrações

A Ermida de Fátima, situada no Alto das Feteiras, Freguesia de São Pedro na Ilha de Santa Maria, vai ser mais uma vez, lugar de peregrinação e culto a Nossa Senhora de Fátima, nos próximos dias 12 e 13 de outubro, acolhendo 4 celebrações: no dia 12, pelas 18h30 exposição do Santíssimo e 19h30 Missa com Procissão das Velas; no dia 13 haverá duas missas, às 11h00 e às 18h30.

As celebrações, presididas pelo novo ouvidor, padre Carlos Espírito Santo, são já uma tradição na qual participam sempre dezenas de fieis.

A ermida de Fátima, em Santa Maria, tem a particularidade de ser precedida de 165 degraus nos quais se pode rezar em cada um uma avé-Maria do terço e em cada patamar o Glória e o Pai-nosso.

Os peregrinos, geralmente, terminam as suas promessas justamente a rezar o terço, subindo a pé ou de joelhos até à ermida, que é a mais antiga dedicada a Nossa Senhora de Fátima e contemporânea da Capelinha das Aparições de Fátima. Foi seu fundador o Rev. P. Virgínio Lopes Tavares.

Foi pedida a autorização para a sua construção em 11 de Julho de 1924. Iniciada a 18 de Outubro de 1925 (lançamento da primeira pedra), foi benzida em 17 de Maio de 1928.

A 12 e 13 de maio e a 12 e 13 de outubro, datas da primeira e sexta aparições na Cova da Iria, a Ermida acolhe inúmeros fiéis.

Scroll to Top