Equipas diocesanas da pastoral da Família e do Curso de Preparação para o Matrimónio acertam estratégia conjunta para novo ano pastoral

Igreja atenta a novos contextos das famílias açorianas

As equipas dos serviços diocesanos da Pastoral da Família e do Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM) estiveram reunidas com o bispo de Angra e com o assistente diocesano da pastoral familiar para acertarem uma estratégia conjunta para o próximo ano pastoral.

A reunião decorreu em Ponta Delgada, na passada segunda feira e teve em conta as novas realidades quer no que respeita à preparação para o sacramento do matrimónio quer na vivência enquanto família.

O objetivo é que as equipas funcionem com “maior sintonia e proximidade” sem se desvirtuarem naqueles que são os princípios da autonomia de cada um dos serviços, adiantou ao Igreja Açores Catarina Miranda, membro do Casal responsável pelo CPM a nível diocesano.

“Precisamos de trabalhar de uma forma mais próxima e articulada e ficou decidido que durante os CPM teríamos uma oportunidade para falar aos jovens casais de outros movimentos dentro da diocese, diretamente implicados na pastoral familiar de modo a garantirmos alguma continuidade destes jovens casais na igreja” acrescentou a responsável.

Os cursos de Preparação para o Matrimónio têm visto aumentada a participação do número de casais. O Sítio Igreja Açores já tinha dado conta deste aumento em Angra, mas também em São Miguel se registou um “aumento significativo”; só em Ponta Delgada, onde foram realizados dois cursos, esteve envolvida uma centena de casais.

“Além deste aumento do número de casais que procura a igreja é preciso não esquecer que a realidade e o contexto em que o fazem é diferente”, referiu ao Igreja Açores Catarina Miranda.

“Em Rabo de Peixe, exemplifica a dirigente, dos 25 casais que frequentaram o CPM, 18 já viviam juntos e 10 já tinham filhos. Temos de atender a estas situações com acolhimento mas também com novas linguagens que não desvirtuem aquilo que é a doutrina da igreja” refere Catarina Miranda.

Neste momento as equipas nacionais do CPM estão em fase de auscultação das dioceses sobre a construção dos Guias de Diálogo, os instrumentos de trabalho que as diferentes equipas utilizam nas várias sessões.

Scroll to Top