70 casais do sector central estão inscritos para o retiro anual no Seminário de Angra
Centrados na temática do ´Amor conjugal´e procurando uma transposição da vivência da equipa para a comunidade, cerca de 70 casais das equipas de Nossa Senhora do sector central, reúnem entre sábado e domingo no Seminário Episcopal de Angra.
O retiro anual, que acontece de há três anos a esta parte no final do mês de janeiro, será pregado pelo pe Júlio Rocha, professor de teologia moral do Seminário Episcopal e conselheiro espiritual das Equipas de Nossa Senhora.
O retiro desafia os casais a refletirem sobre “Família: o amor é uma arte” e será composto por quatro conferências : “Uma só carne: é correto o nosso amor em casal?”; “À imagem e semelhança de Deus: qual o papel de Jesus no casal”; “Amoris laetitia: o casal na visão do Papa Francisco” e “Pontes, não muros: do casal à equipa , da equipa à comunidade”.
“O tema desta última conferência é muito importante e faz parte do tema de estudo para este ano pois estamos muito apostados em transpor os valores da vivência conjugar para as equipas e destas para a sociedade”, referiu ao Sítio Igreja Açores o Pe Gregório Rocha, conselheiro da Equipa do sector Central.
Além dos casais que fazem parte do movimento podem participar nestes encontros outros casais.
Este retiro anual, que antes se realizava durante a Quaresma, viu aumentado o número de participantes nos últimos dois anos justamente pela mudança de datas.
O Sector Açores Central, que abrange as ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial, tem 20 Equipas ativas e três equipas jovens, todas elas só na ilha Terceira.
Neste encontro deverão participar também alguns dos 13 sacerdotes que na ilha Terceira acompanham Equipas, embora o encontro anual, entre a Equipa de Sector e os sacerdotes, se realiza em abril.
As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.
Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua proteção.
As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.
O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Em Portugal o movimento existe há mais de 50 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores), África do Sul e África lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe).
Em Janeiro de 2009 existiam 1.119 equipas totalizando 13.499 membros, 6.276 casais, 237 viúvos e 710 Conselheiros Espirituais.
Nos Açores existem 30 Equipas, 20 na ilha Terceira- Sector Açores Centro- e 10 em São Miguel- Sector Açores Oriental-.