Equipas de Nossa Senhora do sector Açores Centro realizam retiro sobre a esperança

Participaram 53 casais

 

Foto: Igreja Açores/RH

A esperança foi o tema trabalhado este fim-de-semana no retiro anual das Equipas de Nossa Senhora(ENS) do sector Açores Centro, que se realizou no Seminário Episcopal de Angra, na ilha Terceira.

O retiro, no qual participaram 53 casais, foi orientado pela Irmã Ângela Coelho, superiora da Aliança de Santa Maria e vice-postuladora da Causa de Beatificação de Lúcia de Jesus, a mais velha dos videntes de Fátima.

“O retiro seguiu as linhas orientadoras do Papa Francisco para este Jubileu da Esperança” disse ao Igreja Açores a religiosa que esteve acompanhada da Irmã Ângela Oliveira.

“A experiência deste retiro e o acolhimento que estes casais nos fizeram faz coim que nos sintamos muito em casa” referiu ainda médica que desenvolveu um dos módulos centrado na Esperança a partir do Imaculado Coração de Maria.

“O que tenho experienciado é que as pessoas estão com muita disponibilidade para levar esta esperança  para as famílias e a partir daqui construir novas relações”.

As duas religiosas aproveitaram a presença na ilha para fazer duas sessões com jovens em São Carlos e nas Fontinhas.

“Procurei fazer um testemunho vocacional com estes jovens” referiu, por seu lado a Irmã Ângela Oliveira sublinhando que “nesta idade os jovens apresentam maiores resistências e alguns nem sequer tinham ainda estado alguma vez com uma irmã” referiu ainda, destacando, também, que o acolhimento na ilha tem sido muito positivo.

As Equipas de Nossa Senhora que completam este ano o jubileu da sua chegada aos Açores, há 60 anos, são um movimento de espiritualidade conjugal, fundado em França por Henri Caffarel.

Nos Açores existem duas zonas- o sector Açores Centro com 23 equipas ativas e o sector Açores Oriental, com seis equipas.

Está atualmente presente em 92 países dos vários continentes, integrando um total de 135 mil membros.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua protecção.

As Equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

 

Scroll to Top