Equipas de Nossa Senhora do Sector Açores Centro iniciam atividade

Foto: Igreja Açores/AR

Programa de atividades prevê além das reuniões de cada equipa atividades conjuntas das 23 equipas que compõem este sector do movimento no arquipélago

Arrancou este sábado à noite o ano pastoral das Equipas de Nossa Senhora, Sector Açores Centro, com uma eucaristia celebrada na capela do Seminário de Angra, seguida de uma reunião com todos os casais responsáveis das 23 equipas, uma das quais – Angra 27- “em pilotagem”.  A “pilotagem” corresponde a um ano de caminho, juntamente com um casal mais velho onde se aprende a espiritualidade de base do movimento e a sua metodologia.

O ano pastoral terá como tema de estudo “A Eucaristia, fonte de missão”. É o último tema de estudo, que completa um ciclo de seis anos, iniciado em Fátima por ocasião do Encontro Internacional em 2018, em que os equipistas foram convidados a viver a Vocação e a Missão a partir de diferentes perspetivas.

Partindo da 1ª carta de São Paulo aos Coríntios-  “Quando era criança, falava como criança, entendia como criança, pensava como criança; quando me tornei homem, acabei com as coisas de criança” as Equipas de Nossa Senhora são convidadas agora a viver como cristãos adultos.

“Somos cristãos adultos, que pela nossa formação já não somos crianças e estamos em condições de que nos falem como a adultos. O projeto de vida que seguimos no movimento desde que aderimos, como dizíamos, ajudou-nos a forjar uma fé madura, na qual somos capazes de entender que todo esse caminho missionário que percorremos nos últimos anos é uma adesão a Cristo como discípulos dispostos a assumir a missão que Ele nos confiou”, afirma o casal internacional responsável pela apresentação do tema do ano.

“ A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã”, sublinham  citando o Papa Bento XVI.

“No caminho da santidade, que todos os crentes percorrem, a Eucaristia é a nossa maior fonte de aprovisionamento. Participar na Eucaristia dar-nos-á a energia e a motivação de que necessitamos para outros serviços a que somos chamados. Porque a verdade da celebração eucarística é demonstrada no que fazemos depois de sairmos da igreja”, referem ainda.

A Eucaristia é apresentada como a fonte do matrimónio cristão e são deixadas algumas interpelações: Que luz nos dá a Eucaristia? O que nos revela a Eucaristia? Se olharmos para a vida com um olhar eucarístico, o que vemos? Como é que a Eucaristia nos encoraja na nossa missão? Como vivemos a Eucaristia em casal, enquanto membros das Equipas de Nossa Senhora?

O tema está dividido em 9 capítulos: “O que procurais; tomou o pão, abençoou-o, partiu-o, deu-o; santificarás os dias festivos; convidados para o banque; comei e bebei;  e há inda mais dois módulos: fazei isto em memória de mim e finalmente balanço e revisão de vida”.

O Movimento das Equipas de Nossa Senhora, é um movimento de espiritualidade conjugal, que está nos Açores há mais de 60 anos.

Fundado pelo padre Henri Caffarel, cujo processo de beatificação está a correr em Roma, o Movimento das Equipas de Nossa Senhora é um projeto de espiritualidade conjugal para “ajudar os casais a caminhar na santidade”, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida, assumindo-se como uma verdadeira escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Está atualmente presente em 92 países dos vários continentes, integrando um total de 135 mil membros.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua protecção.

As Equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O programa de atividades para este ano, nas Equipas do Sector Açores Centro, propõe a celebração do primeiro sábado, com Missa a 4 de novembro, a 6 de janeiro, a 3 de fevereiro, a 2 de março, a 6 de abril e a 4 de maio. Seguem-se momentos de oração e reflexão conjunta.

No dia 6 de dezembro as Equipas celebram  uma Vigília Mariana no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, integrados na festa deste santuário mariano na ilha Terceira, e farão o seu retiro anual nos dias 20 e 21 de janeiro. Também terão uma recoleção na Quaresma, a 2 de fevereiro e, o Encontro de Diretores Espirituais das 23 equipas que compõem o sector Açores Centro, será no dia 30 de abril nos Altares. O encerramento do ano pastoral será no dia 1 de junho.

 

Scroll to Top