Durante todo o ano são desenvolvidas ações sócio-caritativas.
A situação de muitos casais jovens “é preocupante” disse ao Portal da diocese o Diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil, Pe Norberto Brum.
“Temos procurado responder sobretudo à pobreza envergonhada que nos vai chegando através da nossa rede. Os casais jovens estão a ser muito afetados por causa do desemprego”, adianta o responsável pela pastoral juvenil.
Um dos departamentos que a equipa do Serviço Diocesano criou é justamente o da solidariedade e partilha que pretende fomentar nos mais jovens o sentido da caridade e da comunhão.
A primeira medida foi criar uma bolsa de alimentos e vestuário para distribuir pelos mais necessitados. Além disso, este departamento conta com o apoio de uma assistente social que procura encaminhar os casais jovens para o apoio social de instituições, orientando-os no esclarecimento do que são os “seus direitos e os seus deveres sociais” por forma a não “perderem tempo” e “não deixarem que os problemas sejam irresolúveis”, diz o sacerdote.
“A nossa ação é desenvolvida ao longo do ano e, nesta altura, curiosamente, é quando somos menos solicitados porque há muita gente a trabalhar no terreno” mas “continuamos atentos” até porque os jovens que integram o serviço “são pessoas muito inseridas nas suas comunidades e facilmente identificam os problemas quando eles existem”, diz ainda Norberto Brum.
De resto, os ofertórios das eucaristias mensais que o Serviço organiza, no segundo domingo de cada mês, e que têm lugar no Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, são muito originais pois não há dinheiro a circular mas géneros.
“Instamos os nossos jovens a oferecerem algo, seja comida ou roupa”, diz Norberto Brum e “asseguramos também o serviço de refeição aos sem abrigo da cidade de Ponta Delgada, uma vez por mês”.
O próximo desafio desta ação é conseguir um espaço físico para fazer o acolhimento destas pessoas em dificuldade.
No próximo domingo são estes jovens que descerão à cidade de Ponta Delgada para partilharem a boa disposição e, sobretudo, “comunicar a alegria da nossa fé”, diz Norberto Brum que vai coordenar a iniciativa “Jesus na Cidade” pelo segundo ano consecutivo.
“Os nossos jovens são muito capazes. São pessoas já com uma profunda formação e todos os que se cruzarem connosco vão perceber isso”, garante o responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil.
Estes jovens vão celebrar a festa da Imaculada Conceição no segundo domingo do Advento às 18h00, no Colégio São Francisco Xavier, seguindo depois para a baixa onde vão apresentar coreografias e lançar desafios tendo sempre presente “a alegria do Evangelho”.