Encontro de Pré Seminário em São Miguel procura “provocar” jovens no discernimento da sua vocação

Iniciativa mobiliza 12 jovens na ilha, embora no encontro deste sábado apenas participem 8

 

No dia em que o Seminário Episcopal de Angra comemora 162 anos a equipa da Pastoral Vocacional retoma, em São Miguel, o Encontro de Pré-Seminário, que se realiza no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada e mobiliza cinco das oito ouvidorias da ilha.

Este sábado estarão presentes oito jovens, entre os 12 e os 16 anos, mas “há mais quatro que manifestaram interesse” em participar, embora “os números sejam pouco importantes” refere o responsável, padre Nuno Maiato.

“Em qualquer tempo o Pré-Seminário é fundamental pois sinaliza a disponibilidade da Igreja em acompanhar e ajudar os jovens a discernir. Mesmo que tivéssemos o Seminário cheio de alunos este encontro faria sentido porque o que nós queremos é acompanhar aqueles que estão disponíveis para fazer o discernimento e colocam no seu horizonte a possibilidade de virem a ser padres” refere o padre Nuno Maiato em declarações ao Sítio Igreja Açores.

“São naturalmente grupos cada vez mais pequenos mas é bom perceber que, por exemplo, quase todos os que foram ordenados padres nos últimos anos fizeram a experiência do Pré-Seminário em são Miguel”, explicita ainda o sacerdote que assumiu a responsabilidade de conduzir a Pastoral Vocacional diocesana neste ano pastoral.

“Poderá haver mais jovens se a nossa oração for mais persistente e se a nossa provocação for mais especifica não para forçar mas para orientar e despertar a vocação, isto é, colocar diante dos jovens todos os caminhos que Deus lhe coloca”, sublinha.

A meta traçada para estes encontros é que no final do ano pastoral, “lá para o verão” a diocese possa fazer um Encontro Diocesano de Pré-Seminário, ao jeito de um campo de férias.

“Cada ilha tem a sua especificidade própria e não terá jovens suficientes para fazer um encontro, mas todos os delegados do Pré-Seminário, em cada ouvidoria, estão a acompanhar os jovens que mostrem esta disponibilidade de vir a ser padre”, refere ainda.

“Acima de tudo, o que é mais importante é ajudar a criar uma relação de proximidade e intimidade com Jesus e depois cada um fará o seu caminho”, enfatiza.

O Pré-Seminário é uma ferramenta que as dioceses em geral e a de Angra, em particular, oferecem a todos os rapazes que frequentam a escolaridade entre o 7º ano até à universidade e que por meio de encontros, de direção espiritual, de atividades nas paróquias da diocese, os ajude a descobrir a sua verdadeira vocação.

 

 

Scroll to Top