Iniciativa promovida pela rede American Corner leva Tony Goulart à Universidade dos Açores
O emigrante picoense Tony Goulart fará esta quarta-feira uma aula aberta na Universidade dos Açores sobre a “Diáspora Açor-Americana: vivências socioculturais e religiosas”, pelas 8h30, no pólo de Ponta delgada da Universidade dos Açores, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
A iniciativa, promovida ao abrigo da parceria da rede American Corner, que resulta da colaboração entre a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa e a Universidade dos Açores, repete-se na sexta-feira, dia 24, pelas 9h30, no Anfiteatro VIII da UAc, onde Tony Goulart proferirá, desta feira, a conferência: “Uma experiência editorial na Comunidade portuguesa da Califórnia”.
“Nestas duas intervenções o autor procurará analisar a importância das vivências religiosas católicas como meio agregador da comunidade e potenciador do associativismo das comunidades emigrantes açorianas”, refere ainda a nota enviada ao Igreja Açores.
Tony Goulart nasceu em São Caetano, Pico. Completou o 9° ano do curso dos seminários nos Açores. Emigrou para a Califórnia em 1974. Trabalhou na apanha de fruta, serviços de limpeza e jardinagem, antes de encontrar emprego em construção civil. Após 3 anos de experiência nesse sector de actividade, iniciou—em parceria com seu irmão—uma empresa que ainda hoje é referência no mercado residencial do Norte da Califórnia. Nos últimos 7 anos desempenhou as funções de consultor no ramo de construção. Actualmente é gerente da empresa Horizon Drywall Inc. Completou o Mestrado (1996) em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional na Universidade de San Francisco. Tem tido uma forte presença e actividade no movimento associativo comunitário português no norte de Califórnia, particularmente na área de San José, onde foi entre muitas outras coisas o coordenador do IV Congresso Internacional sobre as Festas do Espírito Santo (Calif. 2010).
É vice-presidente, pesquisador e coordenador de projectos da editora Portuguese Heritage Publications da Califórnia, fundada em 2001 com a finalidade de pesquisar, preservar e difundir a história da presença portuguesa na Califórnia (19 títulos publicados).
Coordenou a pesquisa e orientou a publicação de: The Holy Ghost Festas: A Historic Perspective of the Portuguese in California (2001) e Capelinhos: As Sinergias de um Vulcão – Emigração Açoriana para os EUA (2008). É comendador da Ordem de Mérito de Portugal (1998). Em Junho de 2011, no dia da Região, foi-lhe atribuída pela Assembleia Legislativa Regional e pelo Governo dos Açores, a Insígnia de Reconhecimento. Entre vários reconhecimentos comunitários, foi agraciado pela União Portuguesa do Estado da Califórnia com o prémio “Causa Portuguesa”, recebeu uma proclamação da Fundação LusoAmericana para a Educação, e recentemente PALCUS atribuiu-lhe o prémio de “Leadership in Community Service”.