A edição portuguesa da revista ‘Família Cristã’, da Paulus Editora, vai ser extinta por “quebra do número de assinantes” e o “aumento dos custos na produção”, anunciaram os responsáveis pela publicação, em comunicado.
“Desejamos, desta forma, informá-lo(a) do cancelamento da edição da revista Família Cristã. A nossa decisão está relacionada com a quebra do número de assinantes, desde há vários anos, e o aumento dos custos na produção”, informa no sítio online, pelo padre Fávio Marin, diretor-geral da Paulus Editora.
O comunicado agradece ainda a todos os “assinantes e leitores que acompanharam este apostolado durante mais de 60 anos” e adianta que a última edição vai ser de novembro/dezembro, com uma “edição especial”.
“Ao longo deste período, a revista Família Cristã foi sempre norteada pelo sentido de missão, procurando ir ao encontro das necessidades atuais e quotidianas das famílias do nosso país”, escreve.
A nota indica ainda para gestão de assinaturas pode sem usados os contactos de email (assinaturas@paulus.pt) e telefone (219 488 870).
A revista é propriedade do Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo, congregação religiosa da Igreja Católica. A publicação teve o seu número zero em dezembro de 1954, tendo o número um saído em janeiro de 1955.
O beato padre Tiago Alberione fundou a revista original, em Itália, na década de 1930, com o objetivo de «não falar apenas de religião mas escrever tudo cristãmente». Na época, foi pioneira por concretizar a abertura da Igreja ao mundo da comunicação. Apenas com o Concílio Vaticano II e o decreto Inter Mirifica, em 1966, a Igreja Católica assumia a importância e a necessidade do uso dos meios de comunicação modernos. Nos anos 1980, a revista italiana Famiglia Cristiana chegou a ser a revista mais vendida da Europa.
(Com Ecclesia)