Revista apresenta abordagem histórica e inter-religiosa sobre vivência social. A edição foi apresentada no final do primeiro dia das Jornadas da Comunicação Social
O Semanário ECCLESIA tem hoje uma edição especial, com coordenação científica do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, dedicada à reflexão sobre ‘Caridade, Justiça, Solidariedade’.
A revista, com mais de 120 páginas, aborda estas temáticas fundamentais desde várias perspetivas culturais e religiosas, ao longo da história da humanidade.
António Matos Ferreira, do CEHR, explica na apresentação do número especial que o objetivo é “remeter para aspetos de convergência, mas também para processos de diferenciação”, através de um “transcurso histórico de problemas e de testemunhos”.
“Caridade – Justiça – Solidariedade: não são três tópicos inócuos, mas correspondem a vivências conducentes não só a possibilidades em si mas também a instâncias pedagógicas que colocam a alteridade como referência radical (como a raiz das relações) ao bem-querer do viver em sociedade”, diz.
Para este responsável, os desafios da sociedade contemporânea apelam a uma “maior reflexão” e ao aprofundamento de questões que, “apesar de se manterem em aberto, implicam a intervenção de todos”.
A publicação procura relacionar as questões da caridade, da justiça e da solidariedade com a “multiplicidade de formas” ligadas a “situações sociais de marginalização, de desemprego, de sofrimento, de inquietação”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o historiador sublinha que a palavra caridade é “uma palavra central para a tradição cristã”, encontrando-se “declinada” de muitas maneiras noutras tradições religiosas, “com uma enorme ancestralidade”.
Na revista são abordados os percursos de grupos e personalidades que criaram “formas novas de responder aos problemas societários”.
O cónego João Aguiar Campos, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, sustenta por sua vez que esta é uma reflexão “mais que oportuna, pois que a crise social que vivemos se transformou já em crise antropológica, nomeadamente nos modos de conceber e manipular a vida”.
Alguns dos temas em destaque na publicação são relação entre economia, fé e mercado; as dinâmicas de “confraternidade” e o seu papel na construção das democracias modernas; a relação entre desenvolvimento, capitalismo e trabalho; ou as redes de solidariedade construídas por instituições e figuras católicas.
A revista vai ser apresentada hoje em Fátima, pelas 19h30, durante as Jornadas Nacionais de Comunicação Social.
O preço especial de lançamento desta edição em papel, já disponível, é de 2 euros, estando disponível para os assinantes do Semanário ECCLESIA na sua versão digital.
Ecclesia