Adriano Borges sublinha as virtudes da Doutrina Social da Igreja e apela à sua materialização.
Os cristãos não podem servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo, afirmou o ecónomo da Diocese de Angra, Pe Adriano Borges, durante uma conferência realizada esta quarta-feira à noite no âmbito da Escola de Formação Cristã que está a ser levada a cabo pela Ouvidoria da Lagoa, desde o final do ano passado.
A partir de dois textos bíblicos – O jovem Rico e Zaqueu- que ilustram duas atitudes fundamentais da Doutrina Social da Igreja (DSI) a vontade de ajudar os outros e a partilha das riquezas com os outros, Adriano Borges indicou dois perigos das sociedades dos nossos dias: o consumismo e o desperdício, segundo uma nota de imprensa da Ouvidoria da Lagoa, a que o Portal da Diocese teve acesso.
“A publicidade, uma arte que nos vende, por vezes, a ideia de necessidade daquilo que não necessitamos e o desperdício dos bens da criação revelam que quando desperdiçamos os recursos da nossa comunidade, desperdiçamos os recursos da humanidade”.
O responsável pelas finanças da Diocese de Angra traçou uma caracterização da situação económica mundial, numa linguagem próxima e percetível para todos os presentes, apresentando a solidariedade/caridade como resposta para ultrapassar alguns dos constrangimentos atuais.
“A caridade é atender o meu próximo nas suas necessidades, mesmo que esta atenção traga necessidades para mim”, disse o sacerdote lembrando que esta é uma atitude que “deve ser acolhida por todos” uma vez que “a função do ser humano é fazer com que o outro ser seja humano”.
Após a palestra abriu-se um tempo de diálogo em que a criatividade, na vida económica familiar, foi apresentada como uma via capaz de minimizar as dificuldades económicas atuais .
Falou-se, ainda, da corrupção cujo combate deve ser “uma preocupação de todos” pois é “uma das principais responsáveis pela situação económica que o país atravessa”.
A próxima sessão da Escola de Formação Cristã, promovida pela Ouvidoria da Lagoa e que decorre ás quartas feiras no centro missionário Sagrado Coração de Jesus, em São Roque, Ponta Delgada, no dia 26 de março, estará a cargo de Nuno Martins que apresentará o tema “A comunidade Politica” à luz da Doutrina Social da Igreja.