“É preciso que a família recupere este papel de evangelizadora”- Fernando Moita

 

Foto: Igreja Açores/EM

Diretor do Secretariado Nacional de Educação Crista apresenta percurso formativo “Ser Catequista”

Fernando Moita e mais dois formadores do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) está na ilha Terceira a desenvolver a primeira etapa do percurso “Ser Catequista” a partir das novas dinâmicas evangelizadoras da catequese que agora é vista mais numa “perspetiva catecumenal e carismática”.

“A catequese é muito mais do que o ensino de regras ou fórmulas;  é sobretudo um ato de ser e o catequista já não faz catequese, mas é catequese” através do seu sentido de “escuta” e a sua “disponibilidade para ser uma presença na vida dos jovens”.

“Há um caminho que é feito a dois,  é ser companheiro, fazer caminho com as crianças, é ser um homem cheio de fé e de esperança e fazer chegar este Deus a quem connosco caminha, com uma enorme alegria”.

“Temos de fazer  com que a família recupere este papel evangelizador e por isso caminhar com a família é imprescindível. E, nesta óptica, temos de tornar a catequese mais catecumenal, porque é um caminho e carismática porque regressa ao essencial que é Jesus” refere o responsável do SNEC.

“Ser catequista é ser o grande aventureiro de Deus, é ser aquele ousado homem e mulher que decide que quer tornar presente Jesus Cristo vivo na vida de cada criança ou jovem” explica lembrando que , no essencial, nada mudou a não ser a forma como hoje se habita o espaço da catequese.

Fernando Moita já esteve no ano passado em São Jorge e lembra que sempre encontrou nesta diocese “homens e mulheres capazes e disponíveis para a missão”.

“Educar na fé e para a celebração da fé é diferente e mais exigente hoje, sobretudo porque a família já não é o primeiro transmissor da fé. Isso dá outra responsabilidade ao catequista que tem de se munir de outras ferramentas, trazendo para a realidade educativa todas as dimensões”.

O percurso “Ser Catequista” é a primeira etapa de um processo formativo. Está a decorrer pela primeira vez na ilha Terceira e reúne perto de duas centenas de catequistas da ilha, no Salão do Seminário de Angra. Em abril este mesmo percurso formativo será ministrado no Pico, em regime intensivo.

Scroll to Top