Pe Ricardo Tavares regressa à diocese e sublinha reflexão científica e sistemática sobre os diversos fenómenos religiosos
O recém criado Centro de Explicações «Educa a Mente», em Ponta Delgada, promove este ano lectivo de 2014/2015 um Curso Livre, com uma sessão semanal, em horário pós-laboral, subordinado ao tema «Ciência Teológica», informa uma nota da organização a que o Síto Igreja Açores teve acesso esta segunda feira.
“Trata-se de uma abordagem a várias áreas recorrentes num programa superior de Teologia de alcance ecuménico, isto é, uma reflexão científica e sistemática sobre os diversos fenómenos religiosos”, refere a nota assinada pelo único formador do curso, Pe Ricardo Tavares.
O curso focará várias temáticas, nomeadamente o “ Diálogo entre a Teologia, a Filosofia e as Ciências Naturais”; “ Escritos Sagrados Antigos”; “As Religiões Comparadas”; “Os Ritos Litúrgicos”; “ A Estética, Música e Arte Sacra” e “ A Moral, a Ética e a Bioética”.
“A obrigação da Teologia é dialogar com outras religiões porque é a partir do diáloigo que nós percebemos o que é comum e o que é especifico e podemos fazer as nossas opções”, refere o sacerdote em declarações ao Sitio Igreja Açores.
Além do “diálogo inter-religioso”, o curso propõe um diálogo com o pensamento contemporâneo, com a filosofia e com a ciência de forma a “desmistificar alguns mitos que apontam para um acolisão entre a religião e as mais recentes descobertas cientificas”.
“Hoje existem muitas pessoas que se afastaram da igreja católica porque nós sacerdotes mecanizamos muitos ritos e muitas celebrações em vez de darmos respostas às inetrrogações” ressalva o Pe Ricardo Tavares sublinhando que o Cristianismo continua muito atual “só que não o podemos impõr; devemos explica-lo e é isso que eu pretendo fazer”.
O Pe Ricardo Tavares, natural de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, regressou este ano à diocese de Angra e encontra-se a lecionar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na escola Padre João José Amaral, na Lagoa, ilha de São Miguel.
O sacerdote é licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, e em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto. Fez estudos pós-graduais na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa, em Jerusalém, e completou o seu doutoramento em Teologia na Faculdade Teológica de Sankt Georgen, em Frankfurt. Já exerceu docência na Universidade Católica e na Universidade dos Açores.
O curso terá 30 sessões, entre novembro e junho do próximo ano, realizando-se uma vez por semana. A primeira esessão começa a 6 de novembro.
Os destinatários do curso são “todos os interessados na dimensão transcendente da vida e do universo, independentemente da religião ou da crença, da formação escolar ou universitária e que precisam de alimento para o espírito” conclui o sacerdote.