Bispo de Angra satisfeito com nomeação e escolha de D. João Lavrador para seu coadjutor
Mais cedo ou mais tarde, “ no tempo certo”, será “inevitável” a realização de um Sínodo diocesano e o novo bispo poderá contar com o Clero açoriano que, apesar dos “problemas que tem” está “muito desperto para os apelos e desafios deixados pelo Papa Francisco” disse esta sexta feira à noite o Bispo de Angra numa curta entrevista ao Sítio Igreja Açores.
Na véspera da entrada do novo Bispo Coadjutor, D. António de Sousa Braga diz que a diocese precisa de definir prioridades e de se “agilizar” para responder aos novos desafios.
“Durante o meu episcopado não foi possível fazer isso. Temos nos últimos dois anos procurado responder aos apelos do papa Francisco refletindo sobre a nossa realidade diocesana mas é preciso mais e estou certo que o D. João Lavrador vai ser a pessoa certa para fazer esse trabalho”, disse o Bispo de Angra.
Sem querer definir um caderno de encargos para o novo prelado, D. António de Sousa Braga lembra as qualidades “pessoais e pastorais” de D. João Lavrador a quem já pediu “que seja o que é e o que foi na diocese do Porto” e que “aplique as preocupações que tem” e elas “são muitas”.
Desde logo, “basta ler o seu livro para perceber que é um programa de vida e uma preocupação permanente colocar a igreja em diálogo com o mundo”, frisou ainda o atual responsável pela Igreja Católica nos Açores.
“Os açores tiveram uma grande graça com esta escolha e por isso sinto-me muito satisfeito”, diz D. António de Sousa Braga realçando a importância e o significado do lema eleito por D. João Lavrador.
“Se nos detivermos na frase por ele escolhida – Tu Segue-Me- e olharmos para a sua disponibilidade para vir para os Açores, com os pais doentes, deixando a família, percebemos qual é a sua vontade” diz D. António de Sousa Braga concluindo que “isso só foi possível devido à sua determinação para por em pratica o seu lema, procurando ser fiel a Cristo, pondo-se ao serviço da comunidade”.
D. João Lavrador, nomeado pelo papa Francisco a 29 de setembro, será o 39º Bispo de Angra e será apresentado aos açorianos numa Eucaristia na Sé de Angra, que será transmitida pela RTP Açores, às 18h00 de domingo, dia 29 de novembro.