Ordenações diaconais voltam ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição
A partir do dia 8 de dezembro a diocese de Angra passa a ter dois novos diáconos que serão ordenados presbíteros no final do ano pastoral de 2016/2017, numa celebração que regressará ao santuário de Nossa Senhora da Conceição dois anos depois.
Os seminaristas Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira, naturais das ilhas das Flores e da Terceira, respetivamente, alunos do sexto ano do Seminário Episcopal de Angra, serão ordenados diáconos na festa da Imaculada Conceição, retomando uma tradição na diocese de Angra, interrompida há dois anos.
A ordenação dos dois diáconos culmina um conjunto de celebrações que o Santuário vive particularmente neste dia consagrado a Nossa Senhora e que começam com uma novena preparatória envolvendo grupos paroquiais e movimentos eclesiais nos diferentes dias. A pregação do novenário será feita pelo pe.Tiago Tedéu, pertencente à ouvidoria da Horta.
O Santuário, que assinala o seu 28º aniversário e 13 anos da reinstalação da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, conta agora com dois sacerdotes: o reitor, Cónego Francisco Dolores e um vigário paroquial, que é o sacerdote diocesano mais novo a paroquiar nos Açores, o Pe Pedro Lima.
O culto de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos em Angra do Heroísmo. A primeira igreja de Angra que lhe é dedicada é mandada construir em 1470, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o sismo de 1980 haveria de destruir.
Com a reabertura do templo reconstruído, no momento em que se celebrava o Ano Episcopal Mariano, o pedido de elevação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Santuário Mariano foi feito nesse mesmo ano de 1987 pelo pároco da altura, Pe Adão Teixeira, benesse que foi concedida ainda no mesmo ano pelo Bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro.
Desde então é um importante santuário de peregrinação na ilha Terceira, tendo sido seus reitores os Padres Adão Teixeira, João Maria Mendes, Jorge Mendonça e, atualmente, Francisco Dolores.
De referir, que foi aqui que se realizou o primeiro Encontro de Santuários Marianos Portugueses, em Novembro de 2003, altura em que renasceu a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, criada em Dezembro de 1717 mas que no inicio do Século XX haveria de perder importância.