Diácono Fábio Carvalho é ordenado no dia 30 de junho, na ouvidoria da Ribeira Grande
O Diácono Fábio Carvalho, natural da Ribeira Grande, 34 anos de idade vai ser ordenado no próximo domingo na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela, a sua paróquia de origem.
Depois do bispo de Angra, numa nota pastoral a propósito desta sexta ordenação do seu episcopado, ter dito que a ordenação de um novo presbítero é o “maior dom para uma diocese”, agora é a vez do Reitor do Seminário afirmar que “chegou a hora do Seminário se “diminuir”, porque cumpriu a sua missão”.
“Viver uma ordenação é pensar numa multidão de ideias, deixar-se desafiar pelo que há de vir, abrir o coração a um sim imenso, deixar-se tocar pela emoção das amizades quotidianas que se deixam para que outras surjam, é apertar fortemente um crucifixo no peito, deixar correr as lágrimas de uma alegria difícil de descrever. Ei-lo entregue a um mundo maior!”, afirma o Pe. Hélder Miranda Alexandre num artigo publicado aqui no Sítio Igreja Açores.
“Já amadurecido pelos 34 anos, recordo a sua entrada no Seminário, como se fossem passados poucos dias. Com grande humildade, foi-se afirmando paulatinamente através da sua generosidade, bonomia e capacidade de estabelecer pontes e cimentar amizades” acrescenta o reitor lembrando outras qualidades do futuro sacerdote.
“Todos apreciam a sua presença, a sua boa gargalhada e sentido de humor. Pastoralmente dedicado, é amigo fácil de quem dele se aproxima. Sabe cheirar bem as ovelhas e estar com elas”, refere o responsável pela escola de formação.
“Numa época cada vez mais indiferente às coisas de Deus, e às coisas do “outro”, mais do que nunca importam as pessoas, as vivências concretas, as amizades autênticas”, adianta por outro lado.
Para o Bispo de Angra a ordenação de um novo sacerdote é um “dom” e um “desafio” para toda a Igreja Católica.
Numa carta pastoral dedicada à ordenação próxima de um novo sacerdote para a diocese açoriana, marcada para dia 30 de junho, D. João Lavrador salienta que “um sacerdote é um dos maiores dons de Deus à Sua Igreja e, por isso, deve despertar sentimentos de alegria”, mas também uma “ação mais participativa e consciente” da parte das comunidades cristãs.
“A comunidade cristã, em todos os seus membros, deve sentir-se comprometida pela promoção vocacional, nomeadamente com as vocações sacerdotais”, frisa o responsável católico, no documento.
No dia 30 de junho D. João Lavrador celebra a ordenação sacerdotal do diácono Fábio Carvalho, o seminarista mais velho atualmente no Seminário Episcopal de Angra, na igreja de Nossa Senhora da Estrela, na Ribeira Grande.
O bispo de Angra desafia “as famílias, os párocos e outros sacerdotes, os catequistas, os animadores da pastoral juvenil e os movimentos apostólicos” a reforçarem o seu papel na construção e desenvolvimento de novas vocações.
“Oferecendo espaços de oração, de reflexão e despertando o compromisso vocacional junto das crianças e jovens das diversas comunidades cristãs”, pode ler-se.
O prelado recorda ainda que a diocese açoriana está neste momento “empenhada em começar um novo estilo de ação pastoral através da caminhada sinodal” e realça que “se este dinamismo deve manifestar-se no empenho e participação de todos os batizados em todas as áreas da evangelização, ele terá de atuar de modo específico na pastoral das vocações”.
“Deste modo, sentimos o desafio a promover comunidades cristãs verdadeiramente ministeriais e despertadoras da vocação de cada um dos batizados”, completa D. João Lavrador, que conclui a sua carta pastoral pedindo às pessoas para que “rezem pelo diácono Fábio Carvalho, e pelo presbitério da diocese, para que sejam verdadeiramente fieis a Jesus Cristo que chama e envia em missão”.
“Comprometamo-nos na edificação de uma comunidade diocesana que escute o apelo de Jesus de Nazaré que continua a chamar e a enviar os seus discípulos em missão para a evangelização do mundo de hoje”, exorta D. João Lavrador.
O diácono Fábio Carvalho é o sexto sacerdote ordenado por D. João Lavrador desde que chegou à diocese em 2015.