Diocese do Porto agradece “disponibilidade e entrega» de D. João Lavrador

Novo bispo coadjutor de Angra esteve sete anos ao serviço das comunidades na região norte do país

A Diocese do Porto enalteceu o contributo e os sete anos de D. João Lavrador junto das comunidades da região, antes de este abraçar uma nova missão como bispo coadjutor de Angra, nos Açores.

Segundo um comunicado enviado à Agência Ecclesia , o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, foi porta-voz do “reconhecimento” das populações, garantindo a D. João Lavrador que vai continuar a ser acompanhado em espirito de “comunhão” e “oração”.

“A Igreja do Porto”, frisou o bispo, “não seria o que hoje é sem o testemunho, a dedicação, a alegria, a disponibilidade e a entrega, numa palavra, sem a vida dada por inteiro, de todos quantos, de forma mais sentida ou de modo mais discreto, edificam o reino de Deus”.

D. António Francisco dos Santos destacou ainda o “exemplo de obediência” e o testemunho de “serenidade e prontidão” dada pelo até agora bispo auxiliar do Porto, ao abraçar a “exigente missão” que o Papa Francisco lhe confiou nos Açores.

“Esta é a bela experiência de uma Igreja de portas abertas, que diariamente acolhe com alegria os que entram, lhes confia serviços e ministérios e sabe acompanhar com igual dedicação os que partem para novos horizontes”, salientou.

Sobre a história da Igreja Católica do Porto com a Igreja Católica dos Açores, o bispo do Porto evocou “a memória de D. António Augusto de Castro Meireles”, ordenado padre e bispo na Sé local mas que viria a liderar a Diocese de Angra entre 1924 e 1928.

Depois, D. António Meireles regressou à Diocese do Porto, primeiro como coadjutor e a partir de 1929 como bispo titular, missão que desempenhou até à sua morte, em 1942.

“Que D. João Lavrador encontre na vida e na história da Igreja dos Açores a memória, a bênção e a ação pastoral deste grande bispo”, disse D. António Francisco dos Santos.

Natural da Diocese de Coimbra, D. João Lavrador tem 59 anos, foi ordenado sacerdote em 1981 e bispo em 2008, tendo ao longo dos últimos sete anos desempenhado a missão de bispo auxiliar do Porto, primeiro com D. Manuel Clemente e depois com D. António Francisco dos Santos.

O novo bispo coadjutor de Angra, entra na diocese açoriana no próximo domingo, é doutorado em Teologia e membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

A homenagem da Diocese do Porto a D. João Lavrador decorreu no último domingo na catedral da invicta, durante a missa da festa litúrgica de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo.

CR /Ecclesia

 

Scroll to Top