Diocese dinamiza “leitura orientada do Livro do Génesis”a partir desta segunda feira

A iniciativa arranca com 85 inscritos, dos quais 61,5% são das ouvidorias de Angra e da Praia, na ilha Terceira

Foto: Curso pode ser feito de forma presencial ou online

Arranca esta segunda-feira, dia 13 de janeiro, o curso de Bíblia e Espiritualidade que oferecerá uma “leitura orientada do livro do Genesis” e será ministrado pelo padre António Santos e por Glória Reis. A formação presencial, no Centro Pastoral João Baptista Machado e online, conta para já com 85 inscritos, de 6 das nove ilhas dos Açores, havendo uma clara predominância de inscritos da ilha Terceira. Aliás, são as duas ouvidorias da ilha- Angra e Praia da Vitória-  que têm o maior número de inscrições, 61,5%. Como há a possibilidade de fazer a formação telematicamente há, contudo,  inscritos  de São Jorge, Pico, Faial, Santa Maria, Ponta Delgada e Ribeira Grande. O primeiro dia do Curso contará com a abertura do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.

“Este curso surgiu de uma necessidade paroquial ao longo do tempo por quem até lê a Bíblia mas sente dificuldade em entender o contexto ou as personagens que aparecem no texto” explica o padre António Santos.

Ao longo de seis meses, uma vez por mês- haverá meses em que haverá duas sessões- os formandos são convidados a ler os diferentes capítulos  do livro do Génesis, a refletir sobre eles.

“O leitor litúrgico e todo o cristão alimenta-se da Palavra de Deus, no seu contacto diário, pessoal e comunitário. Contudo, porque há linguagens e personagens, contextos históricos e humanos presentes na Bíblia muito diferentes da nossa realidade, parece que esta tarefa individual de ler e rezar a Escritura se torna difícil e quase impossível”, esclarece ainda o sacerdote numa entrevista ao programa de Rádio igreja Açores.

Este curso, que nasce de uma necessidade identificada localmente pode “iniciar um ciclo de proximidade e de estudo do Pentateuco, neste ano em que a Esperança convida a abrir as suas fontes: a Palavra de Deus presente nas Escrituras”.

A nova formação tem cinco objetivos, para além de uma leitura “simples e orientada” do livro do Génesis e conhecer as principais personagens, histórias “e todo o simbolismo criacional”, os formandos vão fazer uma “leitura cristã das narrações bíblicas”, ser preparados para “formações bíblicas e cursos exegéticos” e aprofundar a oração da lectio divina.

Os temas têm a ver com os capítulos iniciais do Livro do Génesis, do 1 até ao 5, e neste primeiro dia iremos apresentar a formação, o trabalho que vamos desenvolver e depois, nas próximas sessões, iremos desmontar a linguagem mais complexa das histórias bíblicas. Procurando encontrar um fio condutor que ligue este livro à nossa vida concreta atual”, refere por seu lado Glória Reis.

O texto base para esta ‘leitura orientada do livro do Génesis’ é a Bíblia Sagrada da Difusora Bíblica, dos Capuchinhos, os formadores são o padre António Machado Santos e Glória Reis.

Segundo o programa do curso, serão oito sessões, de 13 de janeiro a 2 de junho, às segundas-feiras, entre as 20h00 e as 22h00 locais (mais uma hora em Portugal continental e Madeira), em regime online e presencial, no Centro Pastoral Beato João Baptista Machado, em Angra do Heroísmo.

 

Scroll to Top