Calendário de peregrinação da cruz e do ícone mariano já é conhecido
A Cruz peregrina e o Ícone mariano da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ), prevista para agosto de 2023, vão peregrinar a partir de novembro nas dioceses de Portugal. Em Angra estarão no mês de junho de 2022, cerca de um ano antes das Jornadas.
O Comité organizador do evento divulgou na passada quinta-feira que a Cruz peregrina e o Ícone mariano “Salus Populi Romani” vão percorrer as 21 dioceses do país entre novembro de 2021 e julho de 2023, permanecendo um mês em cada uma delas.
A peregrinação seguirá o seguinte itinerário de dioceses: Algarve, Beja, Évora, Portalegre- Castelo Branco, Guarda, Viseu, Funchal na Madeira, Angra do Heroísmo nos Açores, Lamego, Bragança-Miranda, Vila Real, Porto, Setúbal, Forças Armadas e de Segurança, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Santarém e finalmente Lisboa em julho de 2023.
Entretanto, antes da peregrinação em Portugal, os símbolos da JMJ vão peregrinar em Angola já no próximo dia 8 de julho e até 15 de agosto deste ano de 2021. Prevista está também a peregrinação nos próximos meses em Espanha e na Polónia.
De destacar ainda que entre os dias 4 e 7 de agosto de 2022 a Cruz e o Ícone vão estar presentes na Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela, que este ano celebra o seu “Xacobeu” (ano jubilar ou ano santo).