Pico, São Miguel e Terceira estão mobilizados na vivência de novos Cursilhos este mês de fevereiro e em março

Oito novos cristãos, na ilha do Pico, fizeram a primeira experiência cursilhista, participando no seu primeiro Cursilho de Cristandade, que decorreu na Praínha do Norte, na ilha do Pico, de 6 a 9 de fevereiro, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
O Cursilho 208 de Homens dos Açores teve como reitor Fausto Dâmaso, vice presidente do Secretariado Diocesano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade e como Diretor Espiritual o cónego Hélder Miranda Alexandre que é o assistente atual do MCC. O padre Luís Dutra, sacerdote na ilha montanha, foi o segundo diretor espiritual desta vivência de primeiro anúncio.
Este fim de semana, com início na quinta-feira, dia 13 e com encerramento no domingo à noite, dia 16, está a decorrer também na Praínha do Norte, o Cursilho 203 de Mulheres dos Açores. À imagem do Cursilho de Homens, a equipa feminina viajou da ilha Terceira, sendo reitora do Cursilho Maria José Dâmaso, secretária da atual direção do Secretariado Diocesano e primeiro diretor espiritual o padre José Júlio Rocha. O segundo diretor espiritual voltou a ser o padre Luís Dutra. O Cursilho de Mulheres conta com a participação de 16 novas Cursilhistas.
Também este mês, vão realizar-se na ilha de S. Miguel, dois Cursilhos: o de Homens, que será o 209 e decorrerá de 20 a 23 de fevereiro de 2025, sendo reitor João Carlos Carreiro e terá como primeiro diretor espiritual o padre José Alfredo Borges. O Cursilho de Mulheres, será o 204 e terá como reitora Maria Inês Ramos e como diretor espiritual o padre Marco Sérgio Tavares.
Para o mês de março, é a vez da ilha Terceira realizar também dois Cursilhos. O de Homens, que será o 210 de Homens dos Açores, está agendado de 20 a 23 de março sendo a equipa reitora, devido à proximidade dos Cursilhos, a mesma que se deslocou à ilha do Pico, tendo como reitor Fausto Dâmaso, primeiro diretor espiritual o cónego Hélder Miranda Alexandre e segundo diretor o padre António Santos. O de Mulheres, que será o 205 de Mulheres dos Açores, está agendado de 27 a 30 de março de 2025, igualmente como a mesma equipa que se deslocou à ilha do Pico, tendo como reitora Maria José Dâmaso, como primeiro diretor espiritual o padre José Júlio Rocha e como segundo diretor espiritual o padre Igor Oliveira, informa ainda a nota.
O MCC que está nos Açores há mais de sessenta anos, nasceu na ilha de Maiorca, em Espanha, na década de 40, “pela mão” de Eduardo Bonnín Aguiló que, com a inspiração divina do Espírito Santo, “se deixou pensar por Deus”.
O primeiro Cursilho da história celebrou-se em Cala Figuera de Santanyí, em Maiorca, de 19 a 22 de agosto de 1944, tendo como base o “Estudo do Ambiente” de Eduardo Bonnín que atuou com reitor desse Cursilho (entre tantos outros que se seguiram) levando consigo como dirigentes, José Ferragut e Jaime Riutort. Foi Diretor Espiritual desse primeiro Cursilho D. Juan Juliá. Assistiram ao primeiro Cursilho da história 14 jovens.
O MCC contou nos seus inícios, de entre outros sacerdotes, com o entusiasmo de D. Sebastián Gaya (autor da “Hora Apostólica e do “Guia do Peregrino) e com a aprovação eclesial de D. Juan Hervás, que a 1 de março de 1947 chega a Maiorca como Bispo Diocesano, batizando estes “encontros” em 1953 como Cursilhos de Cristandade.
Nos Açores, o primeiro Cursilho na região foi de Homens e realizou-se em Angra do Heroísmo de 11 a 14 de setembro de 1963, com 37 assistentes. O primeiro Cursilho de Senhoras dos Açores teve lugar quase um ano depois, de 5 a 8 de setembro de 1964 e realizou-se em Ponta Delgada com a participação de 47 novas Cursilhistas.
Desde o seu início nos Açores, em 1963, já viveram um Cursilho de Cristandade na região, entre homens e mulheres, cerca de 12.000 pessoas.
Realizam-se Cursilhos de Cristandade em todo o mundo.
As estruturas oficiais vão desde os Secretariados Diocesanos, aos Secretariados Nacionais, aos Grupos Internacionais (GECC: Grupo Europeu – GLCC: Grupo Latino Americano – NAGC: Grupo da América do Norte e Mar das Caraíbas – APG: Grupo da Ásia Pacífico) ao OMCC: Organismo Mundial de Cursilhos de Cristandade, cuja sede esteve em Portugal de 01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2017.