Edição que relata a vida diocesana em 2013 é a 141ª primeira.
O Boletim Eclesiástico dos Açores, que retrata o pulsar da igreja nas ilhas do arquipélago dos Açores, entre janeiro e dezembro de 2013, já está pronto e será publicado na próxima semana, durante a reunião do Conselho Presbiteral.
Trata-se da 141ª publicação do género e, ao longo de 637 páginas, são relatados ao pormenor, todos os elementos que permitem “reconstruir” a história da Diocese de Angra durante o ano.
O Boletim está organizado em capítulos e, nesta edição, ressalva-se a renúncia de Bento XVI e a “surpreendente” eleição do Papa Francisco, como sublinha a nota introdutória assinada pelo Vigário Geral, Pe Hélder Fonseca Mendes.
“Entre nós sentiu-se logo o apelo do Papa, sobretudo, na preparação do Sínodo dos Bispos sobre a família, com um forte impacto em todas as ilhas, tendo o Secretariado Permanente do Conselho Pastoral preparado um documento que foi entregue à conferência Episcopal”, lembra o Vigário Geral.
Nesta breve nota introdutória, Hélder Fonseca Mendes destaca a opção pastoral do ano, com o tema da comunicação e da nova evangelização.
“Das boas intenções e iniciativas que ficam registadas, a melhor de todas é a presença jornalística diária, de notícias da Diocese e dos Açores embora em formato digital obsoleto, como agência noticiosa para dentro e para fora”, sublinha o sacerdote, responsável pela organização desta publicação.
O encerramento das comemorações dos 150 anos do Seminário Episcopal de Angra “como momento de fazer a história” da instituição e os desafios que se colocam à mudança de paradigma que aponta para um futuro associado a uma faculdade de teologia, é outro dos assuntos abordados na presente edição.
O Vigário Geral elogia, também, o “rejuvenescimento” dos serviços diocesanos da pastoral “que no passado não estavam tão ativos” – família, bens culturais, liturgia, cultura e música sacra- e os protocolos assinados com o Governo regional dos Açores nas áreas da educação e património, permitindo à Diocese avançar para um levantamento histórico do seu património móvel e imóvel, que abrangerá 165 igrejas.
Como novidade sublinha-se o trabalho da Chancelaria a nível de consultadoria “o que permitiu melhorar jurídica e canonicamente a elaboração de decretos episcopais, estatutos e demais orientações da Cúria”.
O Boletim Eclesiástico de 2013 relata, ainda , as visitas pastorais do prelado diocesano às Ouvidorias de Capelas, Fenais de Vera Cruz, Ribeira Grande, Povoação e São Jorge; apresenta os textos das principais homilias de D. António de Sousa Braga; as suas notas e cartas pastorais; artigos e entrevistas e faz, ainda, o relato da vida de diversos organismos da cúria, dos movimentos e das associações e obras da Igreja, sobretudo ao nível da ação sócio-caritativa.
Na nota introdutória do Vigário Geral fica, ainda, a promessa de uma nova publicação, para breve, com o extenso relatório do Bispo de Angra, D. Francisco José Ribeiro Vieira e Brito, pelos anos de 1990, na visita Ad Sacra Limina.