Equipa é composta por oito membros: quatro sacerdotes e quatro leigos cuja missão aponta “ao crescimento na compreensão e vivência da fé de todos os fiéis”
O bispo de Angra acaba de criar um novo serviço diocesano designado de “Serviço da Palavra e Apostolado Bíblico”, que será coordenado pelo padre Teodoro Medeiros, doutorado em Sagrada Escritura pela Universidade Urbaniana de Roma e colaborador permanente do Sítio Igreja Açores.
“Em ordem a uma ajuda na descoberta e interpretação teológica, humana e espiritual dos textos bíblicos, constitui-se este Serviço Diocesano. Esta estrutura aponta ao crescimento na compreensão e vivência da fé de todos os fiéis, uma vez que não só na Liturgia, mas também na Catequese, oração pessoal e comunitária, a componente da Sagrada Escritura é fundamental”, pode ler-se no Decreto promulgado por D. Armando Esteves Domingues no passado dia 14 de setembro, Dia da Exaltação da Cruz.
A equipa do Serviço é composta por quatro sacerdotes- padres Teodoro Manuel Sousa Medeiros (Diretor), Ricardo António Henriques, Vítor José Almeida Medeiros e Marco Paulo Bettencourt Gomes- e quatro leigos Anselmo Fernandes Falcão, Helga Maria Nunes, Jesuína Barcelos da Costa e Rosa Cota Godinho.
Este novo Serviço irá colaborar diretamente com o Serviço de Coordenação da Formação da Diocese para as ações em que seja necessária a componente bíblica.
Acresce, a iniciativa de realização de cursos de iniciação ao estudo da Bíblia e aprofundamento de temas bíblicos nas diferentes Zonas Pastorais e Ouvidorias da Diocese que o solicitem, seja de forma presencial seja através do ambiente digital. Por outro lado, o Serviço dará continuidade à atividade anual das Jornadas Bíblicas que poderá replicar nas Ouvidorias que o venham a solicitar, inspirando “percursos pastorais para que as comunidades cristãs se alimentem e estruturem em torno da escuta constante da Palavra de Deus”, pode ler-se no Decreto do bispo de Angra.
O prelado diocesano pede ainda a este novo grupo de trabalho que possa ser capaz de “ incentivar o nascimento de grupos para lerem juntos a Palavra de Deus e formar comunidades de leitura que experimentem como a vida quotidiana e a Palavra de Deus se iluminam reciprocamente”.
Desde o Concílio Vaticano II que a escuta, o estudo e o discernimento da Palavra deve estar sempre ao alcance de todos os fiéis, “procurando a Igreja com maternal solicitude, com que os fiéis possam ler e estudar com assiduidade as Escrituras. Que todos aprendam a maravilha que é o conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras porque ‘desconhecer as Escrituras é desconhecer Cristo’ (S. Jerónimo). Que os filhos da Igreja se familiarizem com as sagradas Escrituras e se deixem invadir pelo seu espírito”, salienta o Decreto citando a Constituição Apostólica Dei Verbum (DV 23, 25).
“Todos os sujeitos eclesiais precisam de ser continuamente formados na escuta da Palavra de Deus em ordem a uma Igreja de discípulos missionários” refere ainda o texto.
Entre as acções já agendadas para o próximo ano pastoral estão as Jornadas anuais nas ouvidorias de Angra, Pico e Flores, tendo-se realizado pela primeira vez este ano umas jornadas na Graciosa, em junho.
Para a próxima Quaresma, as jornadas contarão com duas conferências de D. António Couto, bispo de Lamego e um dos mais proeminentes biblistas nacionais, centradas sobre o tema da
Esperança, em consonância com o Jubileu. Está, ainda previsto um curso de Iniciação Bíblica que se realizará de 28 a 31 de outubro, no Centro Pastoral João Batista Machado. Para ambas as atividades, está prevista a publicação de vídeos na internet, para serem consultados a qualquer momento.