Diocese de Angra assinala dia do Bom Pastor com a ordenação de dois diáconos

Durante a cerimónia serão instituídos dois jovens seminaristas nos ministérios laicais.

A Diocese de Angra vai assinalar o 51º dia mundial da Oração pelas Vocações, no próximo domingo, dia do Bom Pastor, com a ordenação de dois diáconos e a instituição nos ministérios laicais de dois seminaristas do quinto ano.

Na cerimónia que vai decorrer na Sé de Angra, a partir das 18h00, serão ordenados diáconos os seminaristas do 6º ano, Bruno Espínola e Rúben Pacheco, que se encontram durante esta semana  a fazer retiro “para ordens” orientado, pelo diretor espiritual do Seminário Episcopal de Angra, Cónego Gregório Rocha,   na Casa de São Francisco, das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada  Conceição, em Angra.

 

Bruno André de Melo Espínola, é natural da Guadalupe, na Graciosa, tem 27 anos e Rúben Filipe de Sousa Pacheco, tem 24 anos, é natural de Ponta Delgada e reside na Maia, em São Miguel , concelho de Ponta Delgada.

 

Durante a cerimónia serão, igualmente,  instituídos  nos ministérios laicais os seminaristas do 5º ano, Gaspar Pimentel  e Pedro Aguiar.

 

Gaspar Moniz Pimentel, tem 22 anos e é natural da freguesia de Achada, concelho de Nordeste, ilha de São Miguel onde reside.

Pedro Miguel Aguiar Cardoso, tem 25 anos e é natural da freguesia de Lajes do Pico.

 

No sábado, um dia antes das ordenaçãoes, será realizada uma Vigília de Oração pelas Vocações , pelas 21.00, na Paróquia de S. Pedro da Ribeirinha,  Terceira.

 

Na sua mensagem para a quinzena vocacional, que termina só a 18 de maio, o prelado diocesano lembra a importância de estimular vocações e de despertar junto das famílias esse apelo.

 

“Muito já se faz, na Diocese, pelas vocações de especial consagração na Igreja, mas ainda se pode fazer mais e melhor” diz D. António de Sousa Braga.

 

“A rede de animação vocacional tem de se estender a toda a Diocese. Há Ilhas que não têm seminaristas no Seminário Episcopal de Angra, nem vocacionados/as nos Institutos Religiosos. Há ilhas que, há anos, não dão um seminarista ”, lembra o prelado diocesano, sublinhando que apesar dos esforços desenvolvidos por muitos sacerdotes e pelo próprio Seminário Episcopal “ninguém se pode demitir”.

 

O reitor do Seminário Episcopal de Angra, Pe Hélder Miranda Alexandre, destaca, também, a importância “da oração e do testemunho” para “despertar vocações” e pede a toda a diocese que “se empenhe nessa tarefa”.

 

O dia escolhido para a ordenação dos dois diáconos acaba por ser simbólico.

O dia do Bom Pastor, assinalado no quarto domingo de Páscoa, coincide com o dia Mundial da Oração pelas Vocações.

 

É neste dia que a liturgia destaca o papel do Pastor como guia mas também  como aquele que dá a vida pelas suas ovelhas, o que atribui uma força simbólica maior a quem é ordenado.

Scroll to Top