Entidades políticas e de solidariedade social reúnem pela primeira vez com a igreja para definir estratégias de combate à pobreza
A diocese de Angra promove esta segunda feira uma reunião que senta à mesma mesa responsáveis diocesanos, políticos e sociedade civil para, em conjunto, articularem uma estratégia de intervenção social que responda a “uma realidade social preocupante”, marcada pela “carência social e económica emergente das famílias açorianas”.
Numa nota informativa enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Serviço Diocesano da Pastoral Social, entidade promotora desta iniciativa que contará com a presença do bispo de Angra, D. João Lavrador, esta reunião é justificada como sendo uma consequência das decisões quer do Conselho Presbiteral de março quer do Conselho Pastoral Diocesano que se realizou no inicio de junho que elegeram as questões sociais como a prioridade da ação pastoral da igreja para o próximo ano.
A reunião realiza-se no Centro Pastoral Pio XII e pretende elencar estratégias de intervenção para o próximo ano pastoral, gizar as bases de um Plano Estratégico de Saúde Mental, um Plano Estratégico Social e terminará com a assinatura de um compromisso de cooperação entre as várias entidades.
Para além de toda a equipa do Serviço Diocesano da Pastoral Social, que é liderada pelo Pe Duarte Melo, participarão neste encontro a Caritas Açores , a Caritas S. Miguel; a Direção Regional da Solidariedade Social, o Instituto de Segurança Social dos Açores; a Direção Regional da Saúde; a cooperativa Kairos; o Conselho Central de São Miguel da Conferência S. Vicente de Paulo ; a União das Misericórdias dos Açores; a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo; a Comissão Diocesana Justiça e Paz e os Serviços diocesanos da Mobilidade Humana e da Família.