Apresentação coincide com momento formativo do clero e será feita em São Miguel, na ilha Terceira e no Faial
O bispo de Angra vai apresentar o programa para o próximo ano pastoral nos dias 12,13 e 14 de setembro, informa uma nota enviada a todo o clero diocesano a que o Sítio Igreja Açores teve acesso.
Esta apresentação, que coincidirá com um momento formativo dos presbíteros açorianos, será feita por “zonas” a saber: no dia 12 no centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada abrangendo as ouvidorias de São Miguel e a de Santa Maria; no dia 13 no Seminário Episcopal de Angra, em Angra do Heroísmo com as ouvidorias da Terceira, São Jorge e Graciosa e, no dia 14 de setembro, no salão do Bom Pastor, na Horta com as ouvidorias do Faial, Pico, Flores e Corvo.
Esta divisão antecipa uma possível reorganização diocesana avançada já pelo prelado no Conselho Pastoral Diocesano, que se realizou em São Miguel no passado mês de junho.
As reuniões são divididas em duas partes: uma mais formativa e outra mais informativa e enquadradora da futura ação diocesana.
Partindo da prioridade sugerida ao prelado quer pelo Conselho Presbiteral quer pelo Conselho Pastoral Diocesano, a primeira parte dos trabalhos conta com duas intervenções sobre pobreza no arquipélago pelos professores Rogério Amaro e Fernando Diogo, sobre a pobreza nos Açores e a economia no contexto da Doutrina Social da Igreja e uma segunda parte, de tarde, orientada pelo bispo de Angra que fará a apresentação das linhas da ação pastoral para o próximo ano.