Diocese de Angra aposta na informatização das paróquias e da Cúria diocesana

Ação de formação termina hoje em Angra

A diocese de Angra está a investir na informatização em rede da Cúria e das paróquias de forma a melhorar os procedimentos de gestão administrativa, uniformizando-os e garantindo uma melhor resposta às solicitações dos diocesanos.

Depois de alguns anos ligado ao projecto RIDISC, agora abandonado “por se revelar pouco funcional”, como adianta uma nota do Serviço Diocesano de Apoio às Tecnologias de Informação e Comunicação enviada ao Sítio Igreja Açores, a diocese decidiu associar-se ao projeto aparoquia.com, que desde 2010 foi desenvolvido e implementado na diocese do Porto.

A primeira formação destinada aos sacerdotes e `gestores´ da cúria termina esta sexta feira na Casa Sacerdotal São pedro Ad Víncula, em Angra do Heroísmo, onde decorreu desde o passado dia 15.

A ação de formação de apresentação e utilização da plataforma informática a nível de administração e gestão da cúria e paróquias foi orientada pelo formador Sérgio Cunha, programador e gestor da aparoquia.com, aplicação online de procedimentos administrativos paroquiais.

“Consciente de que se trata da ferramenta do futuro, a diocese tem tido a sensibilidade de se dedicar a ritmo próprio às novas tecnologias descobrindo e rentabilizando as vantagens deste recurso” refere a nota.

Saliente-se que após a utilização de 7 anos da plataforma RIDISC, projeto criado no âmbito de uma parceria das Dioceses do Sul, a Diocese de Angra, decidiu abandonar a sua utilização “por considerá-lo pouco funcional e adotar como software de gestão, para 100% das suas paróquias, a plataforma Paróquia-Web para as paróquias e GesCur-Web para os serviços centrais da Cúria Diocesana”, sublinha ainda a nota do Serviço Diocesano de Apoio às Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta nova ferramenta ao dispor dos párocos e dos vigários paroquiais permite ainda, que todos os utilizadores possam aceder a partir  qualquer ponto em que se encontrem, bastando para isso possuírem um computador com acesso à internet.

Este novo passo da diocese açoriana pretende agilizar toda a dimensão administrativa das paróquias, e contribuir para a diminuição de uso de papel, salvaguardando também a consequente dimensão ecológica.

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