O ano pastoral que se inicia no próximo mês de outubro vai centrar-se na comunicação social. Além de um gabinete de comunicação, a igreja açoriana vai ter uma nova presença nos media.
O novo portal e o lançamento de um jornal semanário, em papel e em suporte digital, são as duas grandes apostas do Serviço Diocesano para as comunicações sociais da igreja açoriana que aposta, este ano, na pastoral da comunicação.
O objetivo destes dois novos instrumentos, depois da criação de um Gabinete de Comunicação, com um porta-voz, é proceder a uma “nova evangelização”, cumprindo a “natureza e missão” essenciais da igreja que passam pela comunicação nas diferentes plataformas multimédia.
“Se a Igreja não comunica não é aquilo que é”, refere o documento que serviu de mote ao Conselho Presbiteral realizado em Angra no passado mês de fevereiro, onde se aprovaram as linhas estratégicas para a Pastoral da Comunicação.
Este projeto multimédia que reflete a necessidade de uma nova forma de comunicar para uma nova evangelização, está agora a ser apresentado em todo o arquipélago, tendo ocorrido já em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada, reunindo o clero e leigos.
“O objetivo é mobilizar toda a Diocese para que haja comunicação” e se consiga “consolidar a marca – Igreja Açores”, reconhece o porta-voz da Diocese, Pe. Marco Gomes.
Quer o portal quer o semanário terão um estatuto editorial e um livro de estilo que privilegia o rigor e a isenção no tratamento de temas sociais e eclesiais que digam respeito aos açorianos, residentes no arquipélago ou na diáspora, abordados sempre na perspetiva da doutrina social da igreja.
Além destas duas iniciativas, as orientações diocesanas da Pastoral da Comunicação, passam pela realização de vários eventos, entre palestras, debates e conferências, sobre os media, organizados pelas diferentes ouvidorias e paróquias dos Açores.