Cerimónia terá lugar a 11 de maio, dia do Bom Pastor.
A Ordenação de dois Diáconos na Diocese de Angra vai realizar-se a 11 de maio do próximo ano, dia do Bom Pastor, disse ao Portal da Diocese o reitor do Seminário Episcopal de Angra, Pe Hélder Miranda Alexandre.
Habitualmente as ordenações na Diocese de Angra aconteciam no dia 8 de Dezembro na Igreja da Conceição, em Angra do Heroísmo mas este ano ficou decidido que as ordenações teriam lugar mais tarde, justificou o Reitor que lembra, no entanto, que “não há qualquer ditame legal ou escrito que defina o dia exato para a ordenação dos diáconos”.
Hélder Alexandre, lembra mesmo que apesar da tradição apontar maioritariamente para o dia 8 de Dezembro, a verdade é que na própria Diocese de Angra “já se realizaram ordenações noutras datas porque há esta flexibilidade”.
Em maio do próximo ano serão ordenados dois seminaristas – Bruno Espínola, natural da Graciosa e Ruben Pacheco, natural da Maia, na ilha de São Miguel- e ambos serão ordenados diáconos, normalmente uma antecâmara para a ordenação como presbíteros o que deverá acontecer seis meses depois.
Este é, aliás, o prazo fixado pela lei mas que “até pode ser encurtado ou mesmo dispensado por decisão do Bispo”, acrescenta ainda Hélder Miranda Alexandre.
De resto, o novo dia escolhido para a próxima ordenação dos dois diáconos acaba por ser simbólico. O dia do Bom Pastor, assinalado no quarto domingo de Páscoa, coincide com o dia Mundial da Oração pelas Vocações.
É neste dia que a liturgia destaca o papel do Pastor como guia mas também como aquele que dá a vida pelas suas ovelhas, o que atribui uma força simbólica maior a quem é ordenado.