Dificuldades financeiras das famílias afastam alunos dos colégios privados

Foto: Igreja Açores/Colégio São Francisco Xavier

Colégio de São Francisco Xavier mantém a creche, jardim de infância, 1º ciclo e apenas uma turma de 2º ciclo

As dificuldades financeiras que afectam as famílias em geral, e as açorianas em particular, estão a fazer com que muitas crianças tenham que desistir do ensino privado em colégios católicos e comecem a frequentar as escolas públicas. No Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, pelo menos 37 crianças não prosseguiram os estudos do segundo ciclo na instituição.

“Sentimos que os pais embora gostassem de poder optar pelo ensino nesta instituição são obrigados a retirar os filhos para a escola pública para diminuir os encargos mensais” referiu ao Igreja Açores a diretora do Colégio de São Francisco Xavier, Irmã Domingas Lisboa.

“Os apoios são insuficientes para que as familias possam honrar os seus compromissos financeiros e por isso muitas vêem-se forçadas a tirar os filhos do Colégio vendo-se forçadas a optar por um tipo de ensino que não era o que desejavam para os filhos” enfatiza a religiosa que já dirige o Colégio católico mais antigo de São Miguel há quase duas décadas.

Foto: Igreja Açores/Colégio São Francisco Xavier

Este ano a instituição optou por não abrir qualquer turma do 5º anos, inicio do segundo ciclo, pois não conseguiu o número mínimo de alunos. Ainda assim, deu continuidade à turma de sexto ano mantendo assim o ensino do segundo ciclo. Atualmente, o Colégio tem cerca de 250 alunos, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino.

“As questões financeiras são sempre questões a ter em conta pois o edificio é muito grande, exige muita manutenção e nós não queremos descurar a qualidade do nosso ensino” refere a Irmã Domingas que lamenta, também, que as escolas privadas não tenham recebido os manuais digitais, ao contrário do que acontece nas escolas públicas, no quinto e sexto anos.

“Abrimos o ano com muita normalidade: no dia 1 de setembro fizemos um dia formativo, com várias dinâmicas, para os nossos colaboradores; no dia 4 já recebemos meninos que não tinham onde ficar e no dia 8 fizemos uma sessão com os pais e encarregados de educação para apresentar o tema do ano”, referiu ainda a diretora do Colégio de São Francisco.

“Onde está o teu irmão? Reconhece-o, valoriza-o e ama-o” é o tema que será desenvolvido por toda a comunidade procurando transmitir o valor do outro que nos é próximo e “procurar, na vida, ser um raio de sol dessa pessoa” refere a Irmã Domingas Lisboa.

As Irmãs da congregação de S. José de Cluny, fundada em França, em 1807, por Ana Maria Javouhey estão nos Açores desde 1893, altura em que começou a funcionar o Colégio de São Francisco Xavier.

Entre 1910 e 1932, as irmãs fecharam o colégio e só voltaram no final de 32. Em 1958 conseguiram inaugurar as novas instalações depois de terem mudado várias vezes de casa.

Atualmente o Colégio de São Francisco Xavier dispõe de uma creche, jardim de infância e primeiro ciclo.

 

 

Scroll to Top