Papa alerta para planeta “em ruínas”
O Papa assinalou hoje o Dia Mundial da Terra, alertando para um planeta “em ruínas” que exige resposta de toda a humanidade.
“A nossa geração deixou em herança muitas riquezas, mas não soubemos salvaguardar o planeta e não preservamos a paz”, lamenta Francisco, numa publicação na sua conta da rede social “X”, antigo Twitter.
“Somos chamados a tornar-nos artífices e construtores da casa comum, a Terra, que ‘está em ruínas’”, acrescenta, num texto acompanhado pelo marcador #EarthDay.
Já a ‘Plataforma de Ação Laudato Si’ (PALS), uma iniciativa do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) inspirada na encíclica ‘Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum’, sugere um guia com ‘7 Etapas para criar um plano Laudato Si’.
“A criação de um Plano Laudato Si’ serve como roteiro abrangente para efetuar mudanças significativas. Este guia foi elaborado para conduzi-lo ao longo do processo de formulação de um plano que não apenas envolva os ensinamentos da Laudato Si’, mas também nos capacite a forjar as realidades nas quais aspiramos viver”, pode ler-se, na página oficial da organização.
A PALS assinala que o guia vai ajudar a “incorporar os ensinamentos da Laudato Si’ e fazer mudanças ambientais e sociais impactantes”, por isso, a primeira etapa é “refletir e orar”, seguindo-se o envolvimento da comunidade (etapa 2) porque “ninguém age sozinho no trabalho de cuidar da criação”.
“Conduza uma análise ecológica” é a terceira etapa, antes da definição de “metas claras e alcançáveis” (etapa 4) e do desenvolvimento de “estratégias acionáveis” na etapa seguinte.
“Para cada meta, defina estratégias e ações claras que o ajudarão a alcançá-la. Isso pode incluir a instalação de iluminação com eficiência energética, o início de um programa de reciclagem ou a criação de materiais educativos sobre cuidados ambientais”, acrescenta o guia da ‘Plataforma de Ação Laudato Si’, sobre a etapa número 5.
A ‘etapa 6’ é o momento da implantação, monitorização e adaptação do plano Laudato Si’, que termina com a partilha desta jornada, a PALS, uma “plataforma virtual e uma comunidade mundial”, realça que este plano não é “apenas” para fazer mudanças na própria comunidade mas “também de inspirar outras pessoas a agir”.
O Movimento internacional Laudato Si’ (MLS) convida também na Semana Laudato Si’ 2024, de 19 a 26 de maio, com o tema a ‘Sementes de Esperança’, a “reunir em comunidade para contemplar e cultivar sementes de esperança” para o “maltratado planeta”, expressão na exortação ‘Laudate Deum’ do Papa Francisco, publicada em outubro de 2023.
“A ‘Laudate Deum’ é um lembrete sobre a urgência da mensagem da Laudato Si’ e a necessidade de transformação pessoal e cultural em meio às nossas crises ecológica e climática”, acrescenta a organização católica global, no âmbito da Semana Laudato Si 2024.
(Com Ecclesia)