Eleições decorreram esta segunda-feira. Escolha da Diocese confirmada nas urnas pela esmagadora maioria dos irmãos.
David Barcelos e Ruben Sousa vão continuar a gerir os destinos da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores, depois de ontem à noite terem conseguido obter 45 dos 49 votos dos irmãos.
A dupla, que tinha sido nomeada há um ano pela Diocese de Angra, depois da crise instalada pela queda consecutiva de três mesas administrativas por causa das dificuldades financeiras que a instituição atravessava, foi agora confirmada pelo voto.
Em declarações ao Portal da Diocese o Vigário Geral, Pe Hélder Fonseca Mendes diz que esta eleição vei repor a “normalidade” nesta Misericordia permitindo que sejam os “irmãos a escolher quem os governa”.
Helder Fonseca Mendes adiantou, ainda, que esta eleição traduz a “vitória do bem para a Santa Casa que se sobrepôs a questões que comparativamente tinham menos importância”.
Davida Barcelos, que foi nomeado comissário pela Diocese há um ano, estava visivelmente satisfeito pelo facto do processo ter chegado ao fim.
“Conseguimos equilibrar financeiramente a Santa Casa e devolvemos-lhe credibilidade”, disse o novo Provedor, David Barcelos, à Antena 1 Açores.
Em causa estavam dívidas que ascendiam aos 350 mil euros e que decorriam da construção do Lar de Idosos das Lajes.
“Temos cumprido com todos os pagamentos e já conseguimos consolidar as finanças da Misericórdia”, adiantou ainda David Barcelos.
A eleição para os corpos sociais da Misericórdia decorreu ontem e os novos dirigentes foram eleitos para o próximo triénio.
O principal desafio da equipa que venceu as eleições é “garantir o equilíbrio financeiro da instituição para evitar situações como as que se registaram no passado”, conclui David Barcelos.
Esta semana haverá também eleições para a Santa Casa da Misericórdia do Corvo, onde concorrem duas listas.