Arcebispo açoriano parte para a semana para nova missão ao serviço da Igreja
O novo Núncio Apostólico da Santa Sé na Geórgia e na Arménia, o luso-descendente D. José Avelino Bettencourt, presidiu este domingo à Missa internacional no Santuário de Fátima.
O prelado de 55 anos, natural da ilha de São Jorge nos Açores, que foi nomeado pelo papa Francisco no passado dia 1 de março e ordenado bispo de Cittanova (território da Croácia) a 19 de março, tomará posse da sua nova missão diplomática no inicio do mês de maio e não quis deixar de vir a Fátima antes de abraçar o novo serviço depois de 6 anos como chefe de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano.
D.José Avelino Bettencourt esteve recentemente nos Açores tendo visitado cinco das nove ilhas açorianas onde contactou não só com o povo de Deus mas foi recebido pelas mais altas instâncias do poder regional e local, nomeadamente a Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, o Presidente do Governo e o Representante da república para os Açores.
A todos ofereceu uma cópia da Bula da sua nomeação como Arcebispo de Cittanova onde fez questão de deixar uma referência às suas origens açorianas.
D. José Avelino Bettencourt nasceu nas Velas de São Jorge, de onde saíu com três anos de idade com a família que emigrou para o Canadá, onde estudo e completou o Seminário. D. José Bettencourt conserva, no entanto, a casa de família na ilha açoriana onde regressa de verão. É cónego honorário do cabido Catedralício da Sé de Angra.