Festa decorre entre 27 de abril e 2 de maio
O bispo de Angra vai presidir às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, de 27 de abril a 2 de maio, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O convite para o bispo de Angra presidir às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres foi feito pelo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, monsenhor Augusto Cabral, ainda antes de se ter tornado bispo residencial.
As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres realizam-se anualmente no quinto domingo depois da Páscoa.
A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, originária do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.
Mostra Cristo com as mãos amarradas sobre o tronco, uma coroa de espinhos na cabeça e com a capa e o cetro que, segundo os Evangelhos, os soldados romanos lhe deram depois de o flagelarem.
O culto a esta recriação do “Ecce Homo – Eis o homem”, expressão atribuída a Pôncio Pilatos quando apresentou Jesus aos judeus durante o seu julgamento no Sinédrio – intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.
É a primeira vez que D. João Lavrador vai estar presente nestas festas micaelenses, embora tenha presidido no passado às festas do Senhor Bom Jesus do Pico, na ilha do Pico.
O prelado, natural da Diocese de Coimbra, é o 39º bispo de Angra, desde o passado dia 15 de março, altura em que o Papa Francisco aceitou o pedido de resignação do então prelado diocesano, D. António de Sousa Braga.
À dimensão religiosa da festa faz-se equiparar a dimensão profana: à noite as ruas enchem-se de barraquinhas de comes e bebes típicos da região, concertos de música ao vivo, feiras e muita diversão.