Novo Bispo coadjutor vai instalar-se no Paço Episcopal de Angra
O novo bispo coadjutor de Angra está a partir de hoje nos Açores embora só seja apresentado formalmente por D. António de Sousa Braga à diocese no domingo, numa eucaristia que será celebrada na Sé de Angra, às 18h00.
Antes o prelado tomará posse perante o Colégio de Consultores na Sala dos Atos, do Paço Episcopal, em Angra do Heroísmo, onde irá residir.
Natural da Diocese de Coimbra, D. João Lavrador tem 59 anos, foi ordenado sacerdote em 1981 e bispo em 2008, tendo ao longo dos últimos sete anos desempenhado a missão de bispo auxiliar do Porto, primeiro com D. Manuel Clemente e depois com D. António Francisco dos Santos.
O novo bispo coadjutor de Angra, que foi nomeado pelo Papa Francisco a 29 de setembro, é doutorado em Teologia e membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Entre os primeiros “encargos” diocesanos tem o acompanhamento do périplo da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que chega ao arquipélago a 7 de janeiro permanecendo até dia 28 de fevereiro.
Esta quinta-feira o Sítio Igreja Açores, em parceria com a Agência Ecclesia publicará a primeira grande entrevista ao novo prelado diocesano.
Como foi nomeado coadjutor, D. João lavrador terá direito a suceder a D. António de Sousa Braga que gere a diocese de Angra desde 1996.
Com a nomeação de D. João lavrador a Diocese de Angra voltará a ter um bispo de fora da Região. Recorde-se que de entre os 38 bispos de Angra apenas dois foram açorianos. Um deles é o atual bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, natural de Santo Espírito, ilha de Santa Maria.