Bispo de Angra presidiu este sábado ao lançamento da campanha “10 milhões de estrelas” promovida pela Cáritas
O bispo de Angra convidou este sábado os açorianos a serem estrelas da paz promovendo gestos concretos de solidariedade e cuidado nos seus ambientes, durante a celebração que decorreu na sede da Cáritas da ilha Terceira a onde presidiu ao lançamento da campanha “10 milhões de estrelas pela paz” a nível regional.
“O convite é que sejamos nós as estrelas da paz” disse o prelado.
“Viver o Natal de forma cristã é estarmos atentos, vigilantes e sermos estrelas de paz junto das nossas comunidades concretas e não velas apagadas”, afirmou recordando os “horrores da guerra” na Terra Santa e em tantos outros lugares do mundo.
“Todos podemos ser estrelas e a Cáritas, com o seu amor circulante, consegue contagiar”, afirmou.
“Oxalá se espalhe por toda a diocese esta luz da paz, desde logo reconhecendo o direito à dignidade de todas as pessoas” disse agradecendo a todos os voluntários e colaboradores da Cáritas que fazem com que o “pão que distribuem se transforme em casa, afecto, unidade e comunhão” para tantos e tantas.
“Que os nossos corações se revistam de uma santidade irrepreensível (…)Não deixemos que a dignidade humana seja espezinhada, nem deixemos que a injustiça tenha a última palavra”, concluiu o prelado.
A campanha solidária de Natal da Cáritas a nível nacional foi lançada simbolicamente no Dia Mundial do Pobres 2024, mas nos Açores foi lançado no primeiro fim de semana do Advento tendo a organização desenvolvido um dia aberto a toda a comunidade que pode visitar as suas instalações e acompanhar o trabalho da instituição. Foi ainda plantada uma árvore pela paz.
As velas da campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ estão disponíveis no sítio online da Cáritas Portuguesa, na sua rede nacional – 20 Cáritas Diocesanas -, nas paróquias, nas lojas e nas farmácias aderentes.
A Cáritas Portuguesa está a promover esta campanha internacional pelo 22º ano consecutivo.
A Operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ nasceu em França, numa diocese, em 1984, com dois objetivos – sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades –, em 1991, transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), e estendeu-se à Europa em 2002.
Em Portugal, surge em 2003 e desde esse ano apoiou diversos projetos em Portugal, através da ação da rede nacional Cáritas, mas, também projetos de emergência nacional e de emergência internacional.
A “vela estrela”, com a cor branca ou vermelha, desta operação solidária, que decorre durante o tempo de Advento até ao dia 1 de janeiro, pode ser adquirida pelo valor unitário de 2€ (dois euros), dos valores angariados com a estas venda 65% destinam-se a financiar ações de impacto social em Portugal e os restantes 35% são para o Fundo Lusófono Laudato Si, criado há três anos, para o financiamento de projetos de Ecologia Integral das Cáritas nos países de língua oficial portuguesa, e “responder ao apelo do Papa Francisco do compromisso com a Casa Comum”.
(Com Fábio Silveira)