É o terceiro curso deste ano pastoral que assinala meio século de intervenção dos cursilhos nos Açores.
Realiza-se na próxima quinta feira, dia 13 de fevereiro, o terceiro cursilho para homens, no Centro Missionário do Sagrado Coração (Dehonianos), em Ponta Delgada.
27 homens provenientes de toda a ilha de São Miguel participarão neste Curso de Cristandade, que terá como reitor o leigo cristão João Cardoso e como diretores espirituais os padres José Medeiros Constância e Maximino Rodrigues.
Este curso realiza-se no âmbito das celebrações dos 50 anos da chegada do Movimento dos Cursos de Cristandade à diocese de Angra.
Na próxima semana será a vez das mulheres realizarem o seu curso.
O Movimento dos Cursos de Cristandade nasceu em Espanha, por iniciativa do bispo D. Juan Hervás, de um grupo de padres que trabalhavam com leigos e de uma equipa de jovens da Ação Católica por eles formados, entre os quais se destaca Eduardo Bonin.
Portugal recebeu o Movimento através de padres e leigos de diversas dioceses há 53 anos. Nos Açores os Cursos de Cristandade celebram este ano 50 anos de presença na Diocese, tendo chegado primeiro à ilha Terceira e depois a São Miguel.
Os Cursos de Cristandade representam “um bem espiritual” de que beneficiam homens e mulheres e são uma resposta atual aos desafios que o Bispo de Angra tem lançado a todos os cristãos açorianos para viverem a fé de “forma concreta” , “consistente” e “esclarecida”.