Cerca de 40 açorianos participarão pela primeira vez num cursilho organizado pelo Secretariado diocesano
Depois de um ano de interregno, em que não foi realizado qualquer cursilho na ilha Terceira, o Secretariado Diocesano do Movimento Cursilhos de Cristandade promove a partir desta quinta feira, dia 26, o Cursilho de Homens, e na próxima semana, um cursilho para senhoras.
O Cursilho de homens tem 18 inscritos e terá como reitor Fausto Dâmaso, que integra o Secretariado Diocesano. O Diretor espiritual será o reitor do Seminário de Angra, Pe. Hélder Miranda Alexandre. Já o cursilho de senhoras, na semana seguinte, com inicio a 2 de novembro tem como reitora Benvinda Borges, ex presidente do Secretariado Diocesano, e como diretor espiritual, o Pe. José Júlio Rocha, ex assistente diocesano do Movimento.
“Será um momento alto da nossa vivência enquanto movimento” disse ao Igreja Açores o responsável pelo Secretariado Diocesano, Telmo Sequeira.
“Para os que vão fazer o cursilho pela primeira vez será importante e marcante; para os que repetem o seu cursilho será um momento de voltarem a encontrar velhos amigos, encontrando-se com Deus. O nosso objetivo é que cada um se encontre consigo, depois com o outro tendo sempre como objetivo final o encontro com Deus”, disse ainda o dirigente.
Em declarações ao Igreja Açores, Telmo Sequeira não deixa de salientar o facto de, às vezes, “ficar com a impressão de que quando a vida corre bem os cristãos se afastam da igreja e de Deus”, traduzindo-se isso na incapacidade para assumir compromissos.
O cursilho de Angra vai ser o 198º de homens e o 193º de senhoras.
Desde 1963 o Movimento Cursilhos de Cristandade, um dos mais mobilizadores da igreja católica, já realizou 389 cursilhos nos Açores, envolvendo 11400 açorianos. No total foram realizados 197 cursilhos de homens, que registaram 5430 participantes e 192 cursilhos de mulheres, envolvendo 5980 cursistas, aproximadamente.
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade já teve atividade em praticamente todas as ilhas, à exceção do Corvo onde nunca se realizaram cursilhos, mas atualmente está vivo na ilha Terceira, em São Miguel e em Santa Maria.
O cursilho organizado pelo sub-secretariado da ilha de São Miguel realiza-se de 2 a 5 de novembro, para os homens, e o das senhoras, de 9 a 12 de novembro, o 199º e 194º, respetivamente.
O movimento chegou ao nosso país em 1960 e o primeiro cursilho realizou-se em Fátima, de 29 de novembro a 2 de dezembro desse ano.