Três novas Equipas de Nossa Senhora, que se encontram em pilotagem, são equipas jovens saídas dos Cursos de Preparação para o Matrimónio
![](https://www.igrejaacores.pt/wp-content/uploads/2023/01/cpm_angra_out_2017_new_ia_dr_900-600.jpg)
Quarenta e seis casais jovens, prestes a contrair matrimónio este ano do Jubileu da Esperança, na ilha terceira, nas ouvidorias da Praia e de Angra, terminam este fim de semana o seu curso de preparação para celebrar este sacramento na Igreja.
Na sua maioria já vivem em união de facto, alguns deles já têm inclusivé filhos e todos têm um traço em comum: as idades rondam os 30 anos, o que vem comprovar que a idade do casamento é mais tardia e muitos dos casais que decidem celebrar o matrimónio católico já passaram por uma experiência de vida em comum.
Para o assistente do CPM- Centro de Preparação para o Matrimónio- que ministra a formação base exigida pela Igreja para a celebração do matrimónio, cónego Gregório Rocha, “esta é uma evidência que se vem fazendo sentir ao longo dos últimos anos, embora agora, se calhar, com maior expressão”.
A formação começou na passada terça-feira e termina no domingo. Este sábado serão dados mais dois módulos da formação e no domingo mais três terminando com a celebração da Eucaristia.
O CPM (Centros de Preparação para o Matrimónio) é um movimento de leigos e sacerdotes, reconhecido pela Igreja Católica, e que tem por objetivo a preparação de noivos para o Sacramento do Matrimónio.
“Pretende-se caminhar com os noivos na construção de um projeto de felicidade familiar vivida em consciência e liberdade como sacramento” pode ler-se na página on-line do movimento.
Mais do que um curso, o CPM é uma caminhada de preparação para o matrimónio, nunca acabada, sempre original e construída por cada casal, noiva e noivo, que com “entusiasmo e coragem aceitam este desafio” (AL40) e recebem a missão e o dever de “em cada momento ser reflexo do amor de Deus”.
Em Angra dos últimos três turnos de CPM surgiram três novas Equipas de Nossa Senhora, que se encontram em pilotagem (expressão para a fase inicial de constituição de uma equipa) que envolvem sete casais jovens.