Coralistas da Terra Chã darão concerto na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma
O coro Tibério Franco, da paróquia da Terra Chã, na ilha Terceira, participa a partir de hoje no congresso de Música Sacra, em Roma. Além da participação em todos os eventos do Congresso, incluindo a peregrinação à Porta Santa, entre o Castelo de Sant´Angelo e a Basílica de São Pedro, no domingo e a participação na Missa dominical presidida pelo Papa Francisco, o coro terceirense cantará uma missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, na cidade eterna.
“O convite partiu do grupo coral de Roma e nós aceitámos porque se trata de uma oportunidade também para aprendermos a partir das experiências de outros coros” disse ao Sítio Igreja Açores o regente do coro, Cónego Ricardo Henriques.
A comitiva açoriana integra 25 elementos, que vão ficar em Roma durante uma semana.
Este Congresso de Música Sacra reúne nomes conceituados da música sacra e litúrgica, como o compositor e escritor de música sacra, Monsenhor Marco Frisina e o Mons. Vincenzo De Gregorio, Presidente do Pontíficio Instituto de Musica Sacra, e é um evento anual.
Há dois anos um coro do Pico, liderado pelo Pe André Resendes participou neste Congresso. Na altura, assinalavam-se os 50 anos da Constituição Sacrossantum Concilium, documento do Concílio Vaticano II e 30 anos da fundação do Coro da diocese de Roma.