Coro Tibério Franco encerra tempo de Natal na cidade de Angra

 

Foto: Igreja Açores/EM

O Coro actuou na Sé este domingo

O Coro Tibério Franco, com sede na terra Chã, em Angra do Heroísmo, encerrou este domingo o tempo de Natal no concelho, fechando as várias iniciativas levadas a cabo pela autarquia desde  que iniciou a sua programação de Natal, em novembro.

A iniciativa teve lugar na Catedral de Angra, às 19h00 e teve como fio condutor a interpretação de músicas de Natal, com algumas peças mais antigas, com harminizações contemporâneas de  João Andrade Nunes.

Foto: Igreja Açores/EM

O Coro Tibério Franco – Terra Chã é uma associação cultural autónoma com existência legal  desde 15 de Março de 1995. É constituído por cerca de 30 elementos. A sua origem remota à do Prof. Tibério Franco, que em 7 de Fevereiro de 1981 criou um coro na Terra – Chã, por ele dirigido até 1988. Foi seu continuador e até 1990 o Prof. Luís Soares. Durante dois anos (1996-1998) o coro, na ausência do actual Director Artístico, esteve à responsabilidade de Liliana Silva, o seu sócio número um que também desde aquela data desempenha a função de Preparadora Vocal.

Já atuou em todas as Ilhas do Grupo Central, na Madeira, em Santarém, Lisboa, Estremoz e Elvas, Estados Unidos da América, Bruxelas, Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz, Algarve, Coimbra, Porto e Brasil.

Na Ilha Terceira salientam-se actuações aquando da inauguração do órgão de Tubos na Sé Catedral e das Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Aurélio Granada Escudeiro em Janeiro de 1993. Participou também no Concerto de Ano Novo que a RTP – Açores transmitiu em Janeiro de 1994. As solicitações do coro nos últimos anos granjearam-lhe as maiores simpatias e o reconhecimento das plateias pelo trabalho desenvolvido a nível técnico e artístico.

Das actuações do “Coro Tibério Franco – Terra Chã ” enquanto instituição autónoma, destacam-se a participação em quase todos os Encontros de Coros da Ilha Terceira até ao presente, o Concerto de Natal em 17 de Dezembro de 1995 na Sé Catedral de Angra, o Concerto de Música Sacra também na Sé de Angra por ocasião do 1ª Dia da Igreja Diocesana em Janeiro de 1996 e a digressão aos Estados Unidos da América em Agosto do mesmo ano. Também é digna de registo a participação do coro na gravação e edição do CD «Os melhores coros amadores da Região Açores», interpretando 4 números musicais.

O Coro é dirigido pelo cónego Ricardo Henriques, que já foi pároco da Sé de Angra e é atualmente Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, também em Angra.

 

Scroll to Top