Crianças animaram cortejo de reis
O Coro Juvenil da Paróquia do Santissimo Salvador do Mundo, na Ribeirinha, na ilha de São Miguel, acaba de celebrar 40 anos e este domingo os jovens que o integram voltaram a sair à rua, uma vez mais, para participar no Cortejo de Reis, informa uma nota desta paróquia enviada ao Sítio Igreja Açores.
Este Coro Juvenil da Ribeirinha, no concelho da Ribeira Grande, foi fundado por jovens da catequese, entre 1973 3 1974, mas para além da animação litúrgica os Jovens deste Grupo têm participado na animação de desfiles etnográficos, noites de cantar às estrelas, corsos e danças carnavalescas, festas para as crianças, festas do convívio de natal para os idosos, festas de catequese, cortejos dos reis, grupos de cantares, apoio a actividades desportivas e representações teatrais e de variedades.
Ainda assim, importa sublinhar que o grupo nasceu no seio da catequese na Ribeirinha, por influência do pároco de então, Pe Artur Agostinho Pacheco e do catequista e professor Álvaro Feijó . O primeiro formador deste grupo foi Eduardo Barbosa que, com a sua viola e formação musical, imprimiu a dinâmica que o grupo ainda hoje conserva, dotando os seus elementos de formação musical adequada.
Nesta tarefa é coadjuvado por Hortensia Feijó, que mais tarde acabaria por se tornar a regente do grupo coral. Atualmente, mantêm-se na colaborar com o grupo Eduardo Barbosa, Álvaro Feijó, Maria Hortênsia Feijó, Olga Raposo, Emanuel Pacheco, Salvador Bulhão, Ana Maria Marques Feijó, a atual coordenadora, entre outros. Este domingo decorreu uma homenagem ao Grupo liderada pelos responsáveis paroquiais.