Coro feminino atua com Orquestra de Ponta Delgada na Igreja de São José esta sexta feira.
O coro feminino do Coral de São José, em conjunto com a Orquestra de Ponta Delgada, esta sexta feira, dia 11 de abril, na Igreja de São José em Ponta Delgada, interpretando Stabat Mater de Pergolesi.
A direção artística e musical estará a cargo do maestro Luís Filipe Carreiro, a direção é de Anastasiya Sokovikova e no órgão estará Svetlana Pascoal.
Stabat Mater é um “hino” em honra de Maria, também designado por “Dolorosa”, no qual se medita sobre o sofrimento da mãe de Jesus durante a crucificação.
O trabalho é composto em doze andamentos e é considerado uma das obras primas de Pergolesi.
Giovanni Pergolesi, nasceu em Jesi, Itália, no dia 4 de Janeiro de 1710. Foi o terceiro filho de uma família modesta da Pergola, pequeno vilarejo então pertencente aos Estados Pontifícios.
Depois de ter estudado violino com Francesco Mondini, foi convidado, aos 16 anos, para o Conservatório dos Pobres de Jesus Cristo, em Nápoles.
As suas obras sacras são caracterizadas pela “solenidade e imponência”, mas também pelo intimismo comovedor, onde o sagrado é entendido como fonte de experiência emocional e a divindade se revela através da tensão e da plenitude do sentimento.
O concerto de sexta feira começa às 21h30 e a entrada é livre.