39ª reunião do clero diocesano arranca esta segunda feira e vai analisar e discutir a exortação apostólica do Papa Francisco, no que se refere à homilia e ás tentações dos agentes pastorais.
A 39ª sessão do Conselho Presbiteral, órgão máximo do clero diocesano que conta com a participação de 31 sacerdotes, começa esta segunda feira, no Palácio de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, a partir das 15h00 e tem como tema central a exortação apostólica do papa nomeadamente no que concerne à Homilia como momento essencial de comunicação do Evangelho.
No centro das atenções dos sacerdotes – cúria, ouvidores, responsáveis pelos serviços diocesanos das diferentes pastorais , o assistente espiritual de todos os movimentos laicais e dois sacerdotes designados (no presente caso o Cónego António Rego e o Pe Abel Gonçalves)- vai estar além da exortação apostólica A Alegria do Evangelho, do papa Francisco, o balanço deste ano pastoral que ainda decorre e que a Diocese de Angra dedicou à comunicação e à evangelização.
Os trabalhos vão decorrer de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 19h00, com períodos de oração, reflexão e debate, sendo presididos pelo Bispo de Angra que abrirá o Conselho com uma intervenção genérica sobre a vida da diocese, seguindo-se um período de debate antes de se entrar na ordem do dia.
Neste primeiro dia de trabalhos usará, ainda, da palavra o ecónomo da Diocese, Pe Adriano Borges, que fará a apresentação da vida económica e financeira da diocese de Angra, no último ano de 2013.
Na terça-feira, a manhã começa com a reunião de Ouvidores e de tarde realiza-se o encontro dos diretores dos serviços e comissões diocesanas.
Na quarta-feira, dia 7, serão apresentadas as conclusões do questionário enviado às bases, a partir do instrumento de trabalho e dos pareceres enviados, sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco.
Da reflexão proposta destaque para a Homilia e a pregação bem como as tentações dos agentes pastorais.
Na quinta-feira, o dia será dedicado à formação, estando prevista uma intervenção do Cónego António Rego, com partilha e debate.
O último dia do Conselho será sexta feira e, durante a manhã, os conselheiros farão a discussão e apresentação das conclusões deste conselho presbiteral de onde sairá a orientação pastoral para o próximo ano.
Os trabalhos terão acompanhamento permanente no Portal da Diocese.