Representantes do clero diocesano vão debruçar-se até quinta-feira sobre o perfil do padre hoje, a formação e o modelo formativo do Seminário
De hoje até quinta-feira, o Conselho Presbiteral da diocese de Angra vai estar reunido em Angra, no Hotel de Santa Catarina, para debater as questões relacionadas com o perfil do padre hoje, a sua formação e, em particular, o modelo formativo do Seminário depois da regulamentação da Ratio Fundamentalis aprovada por Roma.
Depois de uma auscultação às estruturas diocesanas, agora os representantes dos sacerdotes, cerca de 30, uns eleitos outros por inerência de funções, vão refletir sobre estas questões sem perder de vista o itinerário pastoral que a diocese está a percorrer, na 47ª sessão do Conselho Presbiteral, o órgão máximo de representação do clero.
Durante os trabalhos haverá, ainda, a escolha dos elementos que formarão o Colégio de Consultores.
O Conselho Presbiteral, tal como o Conselho Pastoral Diocesano, são os dois órgãos de consulta do bispo diocesano. O Conselho Presbiteral é composto apenas por sacerdotes; o Conselho Pastoral Diocesano reúne sacerdotes, leigos e religiosos.