Ouvidor fala “em sinal de esperança”
O Conselho Pastoral de Ponta Delgada que reuniu esta terça feira para delinear o programa pastoral para o próximo ano saudou a nomeação do novo Bispo Coadjutor, D. João Lavrador.
No inicio dos trabalhos, o ouvidor, Cónego José Medeiros Constância, disse que se tratava “de uma enorme alegria” pois esta nomeação significa “que o sucessor dos apóstolos estará connosco”.
“Um Bispo novo é sempre sinal de esperança e este novo ano que agora começa com esta nomeação é um ano muito importante para o futuro da vida da nossa diocese”, disse ainda o sacerdote responsável pela ouvidoria mais populosa dos Açores, que este ano pastoral terá ao seu serviço 26 padres e dois diáconos. Entre os sacerdotes há dois que entraram de novo para as paróquias dos Arrifes- Milagres e Saúde (Pe Davide Barcelos)- e Nossa Senhora de Fátima (Pe Francisco Melo).
Entre as iniciativas da ouvidoria de Ponta Delgada estão vários eventos, “sintonizados com a diocese”, e que giram em torno do Ano Santo da Misericórdia, Família e Visita da Imagem Peregrina.
“A Misericórdia é a nota fundamental deste ano pastoral que vive ao ritmo e ao espírito do Concílio Vaticano II”, que este ano assinala 50 anos, disse o ouvidor lembrando também a “importância da família” cujo Sínodo arranca já no dia 4 de outubro.
“É um tempo muito importante que tem de ser aproveitado para renovarmos a nossa família e procurar fazer dela uma verdadeira Igreja doméstica”, ressalvou o Cónego José Medeiros Constância.
Além de uma chamada de atenção para o facto da igreja estar a viver ainda o ano da vida consagrada até fevereiro de 2016 e para a realização do Congresso Eucarístico em maio próximo, o ouvidor apelou ainda a que os cristãos de Ponta Delgada “se envolvessem de uma forma muito especial”. A imagem estará na ouvidoria entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro e será um momento “de grande entusiasmo até porque a acompanhar a imagem estará o novo bispo coadjutor e será uma forma das comunidades o conhecerem”, frisou ainda o sacerdote, lembrando que D. João Lavrador foi assistente do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde esteve a Irm. Lúcia e “por isso, tal como nós tem uma ligação à mensagem de Fátima”.
Durante o Conselho Pastoral, houve ainda tempo, entre outros assuntos, para apresentar uma associação que guia peregrinos nos “Caminhos de Santiago” bem como a dinâmica do novo Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura.