Numa carta publicada no Facebook da paróquia, anuncia-se a criação do Ministério do acolhimento e do ministério da inculturação e integração
O Conselho Pastoral da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, vai passar a integrar membros da comunidade cuja presença seja importante para a igreja mesmo que não integrem movimentos ou serviços paroquiais, pode ler-se numa mensagem do Conselho Pastoral publicada na página do Facebook da paróquia.
“A fim de envolver mais a Comunidade e enriquecer ainda mais este Conselho Pastoral, o Conselho propôs a integração de mais elementos da Comunidade no Conselho Pastoral, mesmo que não estejam diretamente ligados a nenhum Movimento ou Organismo” refere a mensagem que anuncia a criação dos ministérios do acolhimento e da integração, este último ”liderado e constituído por irmãos de outros países e culturas” que façam parte da comunidade.
“Que ninguém se sinta excluído” refere a mensagem apelando ao envolvimento e à participação de todos “no acolhimento, na proximidade, na integração , na participação e na vivência dos sacramentos, na formação e no aprofundamento do nosso ser Comunidade”.
Para a vivência do Jubileu da Esperança, que se inicia na diocese a 29 de dezembro, com a abertura das Igrejas Jubilares, foi proposta a realização e vivência de uma Semana Jubilar, com diversas propostas e atividades dirigidas a todos e que envolva toda a Comunidade com seus Movimentos.
Entre as atividades previstas para o próximo ano de salientar a realização de encontros trimestrais para Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão; a realização de encontros mensais sobre a Palavra de Deus, a Realização de uma Assembleia Paroquial com os membros de todos os Movimentos e Organismos da Comunidade e Realização de Assembleias Comunitárias alargadas a toda a Comunidade.
A paróquia de Nossa senhora de Fátima, no Lajedo, em Ponta Delgada é a mais recente de todas as paróquias dos Açores e é uma das cinco paróquias da cidade açoriana.