Conselho Pastoral da ilha do Pico acerta acolhimento à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Ano pastoral divido entre celebrações marianas e o Ano Santo da Misericórdia

O Conselho Pastoral da ilha do Pico que reuniu este domingo na Calheta do Nesquim, terra natal do escritor açoriano Dias de Melo, decidiu que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que estará na ilha entre 11 e 14 de fevereiro do próximo ano, passará por todas as zonas pastorais do Pico, ficando de fora apenas as freguesias de Bandeiras, Santa Luzia e Santo António, por não se encontrarem no circuito automóvel que vai ser percorrido pela imagem.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores esta segunda feira, estão “definidas e agendadas várias iniciativas” que envolvem crianças, idosos, catecúmenos, jovens, escuteiros, e movimentos eclesiais para a receção à Imagem, que pernoitará sempre no Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, em São Mateus.

De acordo com a referida nota haverá celebrações nas Igrejas Matrizes da Madalena, Lajes e São Roque, sendo essas celebrações animadas por diferentes grupos paroquiais que se encarregarão, também, de animar as vigilias que decorrerão no Santuário dicoesano.

Além da visita, o Conselho Pastoral debruçou-se ainda sobre o plano pastoral da ilha , particularmente centrado na vivência do Jubileu da Misericórdia, de acordo com as orientações dicoesanas de pastoral.

Foi, ainda, aprovado “um voto unânime de saudação e congratulação da ouvidoria do Pico a D. João Lavrador pela sua nomeação como bispo coadjutor de Angra”.

 

Foi igualmente aprovado um voto de pesar pela morte de dois membros do Conselho Pastoral- Maria do Rosário Freitas da Equipa da ouvidoria do CPM e Manuel Eduardo Machado, delegado da paróquia de Santa Cruz das Ribeiras.

O Conselho começou os seus trabalhos com a celebração de uma eucaristia de ação de graças pelo Dia da Igreja Diocesana.

Recordo que a ilha do Pico vai receber no próximo dia 12, pelas 20h00 no Santuário do Bom Jesus uma formação para MinistrosExtraordinários da Comunhão, promovida pelo Srrviço Diocesano de Liturgia e orientada pelo Pe Luís leal, diretor do Serviço Nacional de Acólitos.

(Colaboração de Albino Terra Garcia)

Scroll to Top