Congresso Nacional é oportunidade para valorizar “tesouro” da Eucaristia – D. Ivo Scapolo

Núncio apostólico presidiu à Missa da solenidade do Corpo de Deus

 O núncio apostólico em Portugal afirmou hoje que o V Congresso Eucarístico Nacional (CEN) é uma oportunidade para valorizar este sacramento, um “tesouro” na vida dos católicos.

“O Congresso Eucarístico Nacional que se realizará nos próximos dias, mesmo aqui, em Braga, com a participação das delegações de todas as dioceses portuguesas, acompanhadas pelos seus bispos, será uma nova ocasião para entender e fazer tesouro deste grande dom que Deus quis conceder não só à Igreja, mas a toda a humanidade”, referiu D. Ivo Scapolo, na Missa da solenidade do Corpo de Deus, a que presidiu na Sé de Braga.

A cidade minhota vai acolher novamente, 100 anos depois da sua primeira edição, o V CEN, que se inicia esta sexta-feira, com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão»’.

O representante diplomático do Papa em Portugal considerou que alguns católicos vivem com “superficialidade” a celebração da Eucaristia.

“A celebração da Santa Missa e a comunhão eucarística são momentos fundamentais na vida de um cristão. Às vezes, as pessoas não entendem que é o momento de real comunhão com Jesus, que pede para o seguirmos e imitarmos”, declarou D. Ivo Scapolo.

O arcebispo italiano lamentou que alguns “não sejam coerentes com o que aconteceu na celebração da Eucaristia”.

Além da superficialidade, o núncio apostólico alertou para a “rotina” que se instala na celebração da Eucaristia, vivida “com uma certa monotonia, porque faz parte do ritmo da própria vida pessoal, familiar e eclesial”.

“Outra causa da falta de frutos eucarísticos é a ausência de coerência entre o que dizemos e fazemos, entre a postura que temos num ambiente eclesial e a conduta que temos num ambiente familiar, laboral e social”.

De acordo com a organização estão inscritas 1380 pessoas no V CEN, com representação de todas as dioceses de Portugal, e nele vão marcar presença quatro cardeais e 30 bispos, sendo esperadas dezenas de milhares de pessoas na Eucaristia de encerramento, no Santuário do Sameiro.

Na saudação inicial da Missa do Corpo de Deus, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, disse que este acontecimento eclesial “terá a sua expressão ainda mais visível naquilo que traduz o partilhar o Pão, o amor e a pura esperança”, reconhecendo nos outros “irmãos e irmãs, em Cristo Jesus”.

O arcebispo primaz saudou todos os participantes e peregrinos que acorrem a Braga, nestes dias, sejando que “a Eucaristia continue a ser a fonte e o centro de toda a vida da Igreja”.

D. José Cordeiro recordou a inauguração da exposição ‘Pão vivo do Céu – Alimento dos Homens’, no Museu Pio XII,  mostrando peças que representam as três metrópoles – Braga, Lisboa e Évora.

Ao longo de três dias, a quinta edição do CEN conta com conferências, um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos, workshops sobre diversos temas, celebrações eucarísticas, Laudes e Vésperas, oração do Terço e ainda uma peregrinação a pé ao Sameiro.

O Papa Francisco enviou uma mensagem a propósito do V Congresso Eucarístico Nacional, desejando que seja um “passo em frente na vida da Igreja”.

O cardeal português José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, é o “enviado especial” de Francisco ao encontro.

A primeira edição do Congresso Eucarístico Nacional decorreu em 1924, em Braga, local que acolheu os dois encontros seguintes em 1974, no 50º aniversário do primeiro, e 1999, na preparação do Grande Jubileu do ano 2000; em 2016, realizou-se o IV CEN, em Fátima, no âmbito do Jubileu da Misericórdia e do Centenário das Aparições marianas na Cova da Iria.

 

O programa de três dias começa na manhã de sexta-feira, com a conferência inaugural do presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, padre Corrado Maggioni, que refletirá sobre o tema “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”. 

Na tarde do dia 31 de maio realiza-se um painel com diversos testemunhos de movimentos eucarísticos: Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

A segunda conferência do primeiro dia de trabalhos começa às 17h00 e será proferida pela irmã Luísa Almendra, com o tema “Reconheceram-no ao partir o Pão (Lc 24, 35)”.

No segundo dia do Congresso, haverá uma terceira conferência, da parte da manhã, intitulada “Alimentar a Esperança” e que será proferida pelo padre Carlos Carneiro.

A partir das 15h00 de sábado realizam-se sete workshops sobre temas variados: Hospitalidade; Jovens (JMJ e Eucaristia); Família; Pobres; Ecologia; Espiritualidade eucarística; e Confrarias do Santíssimo Sacramento.

No último dia, a partir das 07h00, os participantes são convidados a fazerem-se peregrinos, a pé,  até ao Sameiro onde decorre a Eucaristia de encerramento.

(Com Ecclesia)

 

Scroll to Top