Bispo de Angra acompanhado de três sacerdotes participou neste Congresso
O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje no encerramento do Congresso Eucarístico Nacional que a ligação entre Fátima, Eucaristia e Misericórdia é “muitíssimo acertada” e constitui um “relançamento” da Mensagem de Fátima no seu segundo século.
“Viver a Eucaristia Fonte de Misericórdia” foi o tema do IV Congresso Eucarístico Nacional que terminou hoje em Fátima, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, o Apostolado da Oração e o Santuário de Fátima.
D.Manuel Clemente disse na sessão de encerramento do Congresso que “Fátima é a paróquia de Portugal” e que o debate em torno da Eucaristia e da Misericórdia constitui um “relançamento da mensagem de Fátima na vida da Igreja e na vida do mundo”.
Neste congresso participaram todos os bispos portugueses. E, da diocese de Angra, para além do prelado, D. João Lavrador, estiveram igualmente os cónegos Hélder Fonseca Mendes, José de Medeiros Constância e Ângelo Valadão.
O reitor do Santuário de Fátima, disse que a realização do IV Congresso Eucarístico constitui um contributo “precioso” para as celebrações do centenário do Santuário de Fátima.
Na sua intervenção na sessão de encerramento deste Congresso, que decorreu entre os dias 10 e 12 de junho, o padre Carlos Cabecinhas afirmou que a Eucaristia é “o centro” de toda a vida do Santuário de Fátima, nomeadamente nas grandes peregrinações aniversárias.
O reitor do Santuário de Fátima valorizou a exposição permanente do Santíssimo Sacramento, que acontece desde o dia 1 janeiro de 1960, considerando a adoração a Jesus Cristo na Eucaristia o “suporte do Santuário e dos seus peregrinos”.
O padre António Valério, secretário do Apostolado da Oração em Portugal, valorizou a realização do Congresso Eucarístico Nacional por ter proporcionado uma “visita” ao “código genético da espiritualidade do apostolado de oração”.
O IV Congresso Eucarístico Nacional teve mais de 750 participantes e analisou o tema da Eucaristia como “fonte de misericórdia com a partir de conferências e debates, contando a presenta do presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, D. Piero Marini.
O representante do Papa neste Congresso foi o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), cardeal João Braz de Aviz, natural do Brasil.
O pontífice argentino designou ainda como membros da Missão Pontifícia o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas e o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa.
(Com Ecclesia)