Conferências Vicentinas da Ilha Terceira reúnem-se no próximo domingo

Conselho Central da Terceira acaba de ser reeleito

O encontro anual das 15 conferências vicentinas da ilha Terceira realiza-se este domingo em Santa Luzia, em Angra do Heroísmo, depois do novo Conselho Central ter sido reeleito.

Maria Carmelo Alves foi reconduzida na presidência deste órgão de coordenação dos vicentinos, contando, a partir de agora, com a assistência espiritual do Pe Jacinto Bento, pároco em São Pedro de Angra.

“Trata-se de um momento importante pois além de analisarmos a situação no terreno, o que é sempre bom para termos uma ideia de quem precisa da nossa ajuda, este encontro é uma oportunidade para sabermos como vai a vida das diferentes conferências”, disse ao Sítio Igreja Açores a dirigente.

Na ilha Terceira existem 15 conferências Vicentinas e, praticamente, todas elas enfrentam dois problemas comuns: a falta de elementos ativos e o seu envelhecimento.

“Temos conferências muito envelhecidas que precisavam de ter mais gente nova, não porque os que lá estão não sejam válidos mas porque é preciso dar continuidade a este trabalho”, refere Maria Carmelo Alves.

Aos problemas internos somam-se outros “bem mais graves” que é, por exemplo,  o “aumento generalizado do número de pessoas a quem damos apoio”, sublinha a dirigente.

“Estamos a falar de um aumento da pobreza que se verificou nos últimos seis anos e nós estamos constantemente a ser solicitados por mais gente”, diz a presidente do Conselho Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo na ilha Terceira, destacando que o número de vicentinos começa a “ser curto” para atender a tantas pessoas. Sobretudo para cumprir “aquela que é a regra vicentina”.

“Nós não somos distribuidores de comida nem de géneros e não podemos perder de vista o nosso ideal que passa por levar uma palavra de esperança e de conforto a quem precisa. Naturalmente, que é preciso satisfazer necessidades básicas mas não pode ser só esse o nosso trabalho”, refere ainda Maria Carmelo Alves.

A reunião deste domingo realiza-se na paróquia de Santa Luzia onde se celebrará a missa dominical, ao meio dia. O orador convidado para a reunião do Conselho Geral com os representantes das conferências é o Frei Pedro Cabral.

Scroll to Top